EnemVestibular

Questões comentadas sobre poluição atmosférica

01) (UERJ/2024) Os manguezais têm a capacidade de armazenar carbono, pois a ausência de oxigênio no solo desse ecossistema retarda, ou até impede, a decomposição da matéria orgânica soterrada.

Tendo em vista essa característica, a destruição dos manguezais pode contribuir, significativamente, para o seguinte fenômeno:

A) aumento do efeito estufa
B) degradação da camada de ozônio
C) redução da magnificação trófica
D) fixação de nitrogênio atmosférico.

Publicidade

02) (FUVEST/2023) 

Segundo os dados apresentados e seus conhecimentos, é possível afirmar que, no Brasil,
A) a agropecuária é a atividade econômica com maior emissão na forma de gás metano, resultante do processo fermentativo da digestão celulósica nos ruminantes.
B) os resíduos agrícolas têm pouca contribuição no total emitido à atmosfera na forma de cloretos e sulfetos originados de seu intemperismo, com baixos teores de carbono.
C) os processos industriais contribuem com emissões significativas de GEE na forma de gás metano, resultante da atividade microbiana sobre os compostos nitrogenados.
D) as mudanças no uso da terra, em que há a substituição de florestas por áreas cultivadas, respondem por cerca de metade da emissão de GEE a partir de bactérias e fungos.
E) o setor de energia é um grande emissor de GEE na forma de óxido nítrico, metano e dióxido de carbono, resultantes de todos os processos de geração de energia.

Publicidade

03) (Unifeso) Os gases denominados simplificadamente como FREON ou CFCs (clorofluorcarbonos), principalmente CF2Cl2 e CFCl3 , usados em refrigeradores e aparelhos de ar condicionado e como propelente em aerossóis, liberam cloro sob a ação da radiação ultravioleta (UV). Este cloro livre reage com o ozônio (O3) transformando-o em O2; com isto, a camada de ozônio vem sofrendo grandes reduções nas últimas décadas, o que aumenta a incidência de radiação UV sobre a superfície terrestre.

Se esta redução não for controlada, podemos prever, como consequência imediata do aumento da radiação UV:

A) a redução da taxa de O2 na atmosfera.
B) o aumento do efeito estufa.
C) o aumento da precipitação de chuva ácida.
D) o aumento da taxa de mutações.
E) a redução das calotas polares por aquecimento da água.

04) (UECE/2023) A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), ocorreu em Glasgow, na Escócia, em 2021, e, nela, alguns países assinaram um acordo para controlar a emissão de metano em 30% até 2030. Analise o que se diz a seguir sobre o tema.

I. O efeito estufa é um mecanismo natural para a regulação da temperatura média da superfície do planeta, que é de cerca de 15°C. Por ser um fenômeno de proteção, a intensificação desse processo é prejudicial para o ecossistema.
II. Sem o processo natural do efeito estufa, a existência da maior parte dos seres vivos tal como os conhecemos não seria possível, pois o termômetro indicaria níveis muito baixos de temperatura (em torno de –18°C).
III. O efeito estufa é resultante da ação dos gases que constituem a nossa atmosfera, como o ozônio, o metano e o dióxido de carbono, que possibilitam a passagem dos raios solares, mas retêm parte do calor gerado por eles.
IV. As emissões globais de metano são grande parte das emissões de gases de efeito estufa, tendo na agricultura sua fonte predominante de emissão.

É correto o que se afirma em

A) I e IV, apenas.
B) I, II e III, apenas.
C) II, III e IV, apenas.
D) I, II, III e IV.

05) (FATEC-SP)  A poluição do ar pode ser causada pela introdução de partículas que ficam em suspensão no ar e pela introdução de gases poluentes, tais como, monóxido de carbono (CO), ozônio (O3), dióxido de nitrogênio (NO2), monóxido de nitrogênio (NO), hidrocarbonetos e dióxido de carbono (CO2).
São feitas as seguintes afirmações com relação à poluição do ar.

I. O dióxido de carbono é um gás extremamente perigoso, inodoro, que se mistura ao ar e, se inspirado, passa para o sangue onde se associa com a hemoglobina.
II. O ozônio (O3) se forma pelas reações químicas entre alguns dos gases liberados pelos veículos, especial­mente o NO2 e o gás oxigênio presente na atmosfera.
III. O metano (CH4), produzido pela combustão incompleta da gasolina, é um dos principais responsáveis pela chuva ácida nas grandes cidades.

Está correto o que se afirma em

A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

06) (Enem/2020 – PPL)  O Protocolo de Montreal é um tratado internacional que diz respeito à defesa do meio ambiente. Uma de suas recomendações é a redução da utilização de substâncias propelentes, como os CFCs (Cloro-Flúor-Carbono), em aerossóis e aparelhos de refrigeração.Essa recomendação visa

A) evitar a chuva ácida.
B) prevenir a inversão térmica.
C) preservar a camada de ozônio.
D) controlar o aquecimento global.
E) impedir a formação de ilhas de calor.

07) (UECE/2022)  No que diz respeito ao efeito estufa, é correto afirmar que é um fenômeno

A) por meio do qual toda a radiação solar que incide no planeta Terra é absorvida pela superfície terrestre e pelos oceanos.
B) responsável pelo resfriamento do planeta Terra, sem o qual não haveria a vida como a conhecemos.
C) no qual parte da radiação infravermelha refletida pela superfície terrestre é absorvida por gases atmosféricos e irradiada de volta para a superfície.
D) intensificado pelo aumento do desmatamento, que aumenta a quantidade de CO2 na atmosfera e faz com que a temperatura do planeta diminua.

08)  (Enem/2020 – PPL)  As plantas, em sua fase de crescimento, necessitam de grande quantidade de carbono, sequestrado pela fotossíntese, para a produção de biomassa.
O sequestro de carbono pelas plantas é aumentadoA) reciclando papel.
B) mantendo intactas as florestas nativas.
C) fazendo o replantio das áreas degradadas.
D) evitando a queima de madeira e de áreas de floresta.
E) substituindo a madeira de bens duráveis por materiais alternativos.

09) (FMC/2022)Segundo a SEEG (Sistema de Estimativa de Emissão de Gases), o Brasil emitiu no ano de 2020 2,16 bilhões de toneladas de CO2, um aumento de 9,5% em relação ao ano anterior, indo contra a tendência global, que teve uma redução de quase 7,0%.
Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/ brasil/2021/10/4959051-na-contramao-do-mundo-brasil-polui-mais-e-numeros-nao-mentem.html. Acesso em: 29 set. 2021.Atualmente, o dióxido de carbono (CO2) é um dos principais gases causadores do efeito estufa. No Brasil, a emissão em maior quantidade de CO2 e do gás metano deve-se ao (às)A) aumento da frota de carros a gasolina e GNV.
B) aumento da produção industrial com uso de termoelétricas.
C) queimadas na floresta Amazônica e ao aumento da agropecuária.
D) uso de carvão para gerar energia elétrica e aumento de energia eólica.
E) queimadas de árvores no Centro-Oeste e ao aumento do uso de diesel.

10)  (Mauá/2017) O monóxido de nitrogênio pode ser oxidado na atmosfera e formar o dióxido de nitrogênio (NO2).
O tom amarronzado do céu de cidades com grande fluxo de veículos deve-se à presença do NO2 e de material particulado na atmosfera.
Disponível em: http://www.usp.br/qambiental/
Acesso em: 28 jul. 2016(adaptado).
O impacto ambiental da presença de NO2 na atmosfera é
A) o efeito estufa.
B) a eutrofização.
C) a chuva ácida.
D) o aquecimento global.
E) a destruição da camada de ozônio.

11)  (UNIVAG/2014.2)  A redução dos índices pluviométricos durante os meses de maior incidência de chuvas no Brasil, em 2012 e 2013, levou à queda do nível dos reservatórios e exigiu o acionamento emergencial de centenas de usinas termoelétricas para se evitar racionamento de energia. Assinale a alternativa que indica o principal tipo de poluição produzida em decorrência da estratégia adotada.A) Poluição radioativa.
B) Poluição atmosférica.
C) Poluição hídrica.
D) Poluição do solo.
E) Poluição sonora.

12) (Uniptan/2020) A sílica refere-se aos compostos de dióxido de silício, o mineral mais abundante na crosta terrestre, encontrado em rochas e areias. É amplamente utilizada na mineração, principalmente na extração de ouro, garimpo, construção civil, indústria de cerâmica, metalurgia, fundição, siderurgia, entre outros, como produto final, subproduto ou matéria-prima em vários processos industriais.

Pessoas constantemente expostas a essa substância sem as devidas proteções apresentam grandes chances de apresentarem silicose, uma doença que se desenvolve com a

A) ingestão de compostos de sílica, desencadeando quadros de diarreia e vômitos.
B) absorção de dióxido de silício pela pele, ocasionando feridas abertas pelo corpo.
C) inalação de partículas de sílica no ar, provocando graves problemas pulmonares.
D) penetração de sílica em cortes profundos, promovendo gangrena na parte afetada.
E) eliminação de pó de sílica na respiração, gerando a decomposição da mucosa nasal.

RESOLUÇÃO:

01) Com a redução da taxa de decomposição haverá uma menor liberação de CO2 para a atmosfera, um dos gases responsáveis pela intensificação do aquecimento global.
Resp.: A

02) A análise da figura revela que a agropecuária é a atividade econômica com maior emissão de gases do efeito estufa; no caso, o gás metano (CH4), resultante da fermentação da celulose que ocorre no estômago dos animais.
Resp.: A

03) Com a redução da camada de ozônio, uma maior quantidade de raios UV atingirá os seres vivos. Uma das características da radiação UV é a sua capacidade de provocar alterações no material genético (DNA), as chamadas mutações.
Resp.: D

04) Apenas o item IV está incorreto. O CH4 é eliminado, principalmente, pelos ruminantes, decorrente da fermentação da celulose no rúmen e no retículo, por ação de micro-organismos.
Resp.: B

05)
I. Falso. O gás inodoro que se liga à hemoglobina é o monóxido de carbono (CO), formando a carboxiemoglobina, o que reduz muito o transporte de O2.
II. Verdadeira.
III. O metano não é produzido na combustão incompleta da gasolina e, também, não é responsável pela formação da chuva ácida.
Resp.: B

06) As substâncias citadas no corpo da questão são capazes de destruir o gás ozônio e, consequentemente, provocam a redução da camada de ozônio na estratosfera.
Resp.: C

07) O efeito estufa é um fenômeno natural, indispensável para a manutenção da temperatura média do planeta em níveis compatíveis com a vida. Não fosse o efeito estufa, o planeta Terra seria muito gelado o que, provavelmente, impediria a ocorrência de vida.
Parte do calor emitido pelo Sol à Terra é absorvido pela superfície terrestre e pelos oceanos, enquanto outra parte é reirradiada para o espaço e fica retida na atmosfera, devido à presença de certos gases, como o metano, o gás carbônico, o óxido nitroso e o próprio vapor d´água.
Resp.: C

08) O principal processo de retirada (sequestro) de gás carbônico da atmosfera é a fotossíntese, o que pode ser aumentada com a intensificação do reflorestamento.
Resp.: C

09) As principais fontes emissoras de gás carbônico no Brasil são as queimadas, enquanto a pecuária é a principal fonte emissora de gás metano.
Resp.: C

10) O NO2 pode reagir com a água presente na atmosfera, formando ácidos nitrogenados (como o ácido nítrico = HNO3), contribuindo para a formação da chuva ácida.
Resp.: C

11) As usinas termelétricas são grandes liberadoras de CO2, um dos gases envolvidos com a intensificação do aquecimento global.
Resp.: B

12) A inalação de partículas de sílica, presentes no ar, desestrura a membrana dos lisossomos do parênquima pulmonar, o que desencadeia a silicose pulmonar.
Resp.: C

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *