Seleção Enem-Unicamp 2020 encerra inscrições

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) encerra nesta quinta-feira, 21 de novembro, as inscrições do seu Processo Seletivo Enem-Unicamp 2020. Os interessados devem além de se inscrever, efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 30.

Aqueles que tenham inscrito no Vestibular Tradicional 2020 deverão pagar R$ 15 para se inscrever neste processo seletivo. Os candidatos beneficiados com a isenção de taxa no Vestibular da Unicamp, também estão isentos da seleção via Enem.

Cronograma

Os candidatos podem utilizar a pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 ou 2019, já que a seleção será feita exclusivamente pelo desempenho obtido na prova do Inep.

As chamadas da seleção Enem-Unicamp seguirão o mesmo cronograma do Vestibular 2020 Tradicional. A expectativa é que façam até cinco convocações. Confira as datas abaixo:

  • 1ª chamada: 10 de fevereiro
  • 2ª chamada: 13 de fevereiro
  • 3ª chamada: 18 de fevereiro
  • 4ª chamada: 21 de fevereiro
  • 5ª chamada: 04 de março

Caso o candidato tenha participado do Vestibular Tradicional e também seja inscrito na seleção via Enem, há duas possibilidades de preenchimento das vagas se for aprovado.

Para os casos de aprovação nos dois sistemas de ingresso para o mesmo curso, deverá ser preenchida a vaga oferecida pelo Vestibular 2020.

Já no caso de aprovação nos dois sistemas de ingresso para cursos diferentes, o candidato deverá escolher pelo curso no momento da matrícula.

Vagas

A Unicamp oferece 639 vagas para a seleção via Enem. As oportunidades se dividem em três categorias:

  • 50% para quem fez todo o ensino médio ou EJA em escolas públicas (ou tem certificado pelo Enem ou Encceja);
  • 25% para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas (independente da formação);
  • 25% para estudantes de escolas públicas que se declarem pretos, pardos ou indígenas.

A Enem-Unicamp é responsável pelo preenchimento de 20% das vagas da universidade para 2020. As demais oportunidades se dividem pelo Vestibular Tradicional, Vestibular Indígena e modalidade Olimpíadas Científicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.