NoticiasVestibular

UERJ abre inscrições para o vestibular 2023

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), anunciou na última segunda-feira (03) a abertura de 6.256 vagas em 75 cursos de graduação em várias cidades do estado. Este ano há incorporação de novos cursos, e cada estudante deve pagar uma taxa de R$125,00.

A Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) foi extinta, trazendo ao edital deste ano no campus de Campo Grande. Agora, os estudantes poderão se inscrever nos cursos de Farmácia, Tecnologia Naval, Engenharia Metalúrgica e Engenharia de Materiais.

Cotas

45% das vagas da universidade são ofertadas para candidatos de baixa renda, divididos em 20% para alunos negros, indígenas e quilombolas; 20% para aqueles que vieram de escola pública; 5% para pessoas com deficiência e aqueles sendo filhos de militares mortos ou incapacitados. De forma geral, é preciso cumprir a regra de renda per capita mensal de no máximo R$ 1.818,00.

Publicidade

Se haver dúvidas, entre em contato com a universidade através do e-mail cotas@dsea.uerj.br  ou pelos telefones (21) 2334 0020, (21) 2334 1106 e (21) 2334 1107. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h as 17h.

Provas

As inscrições serão até dia 17 de outubro, com provas de 60 questões objetivas, além da prova de redação, com a confirmação de Exame Único. Ainda sim, segundo o Dsea, em 2024 a universidade deve retomar com o modelo antigo, ou seja, com dois exames de qualificação. Os estudantes precisam se preparar ainda em 2023.

Publicidade

Para as provas de Língua Portuguesa e Literatura, a indicação de leitura é “Niketche”, de Paulina Chiziane. Já para a redação a indicação é “Não me abandone jamais” de Kazuo Ishigur.

 Para se preparar, a UERJ divulgou o Ciclo de Palestras do Vestibular Estadual, que volta ao formato presencial. Os candidatos podem participar sempre às 15h, no Auditório 11 do campus Maracanã. Os encontros foram marcados para os dias 19 de outubro, 17 e 22 de novembro.

Outra informação importante é quanto ao campus de Cabo Frio, onde não foi possível inserir para 2023 os cursos de Medicina, Ciências Ambientais e Geografia. Mesmo assim, a universidade divulgou que prepara um processo seletivo isolado, para entrada de interessados no segundo semestre do próximo ano.

A divulgação da nota da redação e acertos da prova objetiva estão previstos para 20 de dezembro, enquanto os recursos podem ser solicitados entre os dias 27 e 29 do mesmo mês.

Mais informações podem ser obtidas no Edital do Vestibular UERJ 2023.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *