EnemNoticias

Enem 2023: veja o que levar e o que não levar no dia das provas

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023 está marcado para os dias 5 e 12 de novembro de 2023. À medida que a data se aproxima, os alunos intensificam sua preparação não apenas acadêmica, mas também prática.

A realização bem-sucedida do ENEM requer uma compreensão clara de todos os procedimentos, desde a documentação necessária até os itens que você pode ou não levar para o local do exame. Esta matéria foi preparada para garantir que você não perca nenhum detalhe!

Datas e Horários do Enem 2023

Ao contrário de formatos anteriores, desde 2017 o ENEM é realizado em dois domingos consecutivos, proporcionando aos candidatos um respiro entre os dias de prova.

Publicidade

No dia 5 de novembro, os participantes enfrentarão questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e a desafiadora prova de redação. Já no dia 12, o foco estará em Ciências da Natureza e Matemática.

Em ambas as datas, os portões abrirão ao meio-dia (12h) e se fecharão pontualmente às 13h, seguindo o horário de Brasília.

Publicidade

Apesar do início do exame ser marcado para as 13h30 em ambos os dias, vale destacar a diferença nos horários de conclusão: 19h no dia 5 e 18h30 no dia 12.

Estrutura do Exame

As provas do ENEM abrangem quatro áreas do conhecimento, cada uma com 45 questões objetivas. Os participantes também devem elaborar uma redação dissertativo-argumentativa com até 30 linhas, inspirada em uma situação-problema específica.

Especialistas selecionados através de chamada pública pelo INEP são os responsáveis pela elaboração dos itens do ENEM, garantindo qualidade e aderência aos padrões estabelecidos.

Checklist para o Dia da Prova

1. O que levar: Caneta esferográfica preta em material transparente e um documento de identificação válido (físico ou digital). Documentos digitais, como e-Título, CNH Digital e RG Digital, são aceitos, mas somente através de seus aplicativos oficiais.

2. O que não levar: Ao entrar no local de prova, os alunos receberão um envelope para armazenar itens proibidos. Se você tiver algum item fora desta lista, como óculos escuros, bonés, ou qualquer dispositivo eletrônico, ele deve estar neste envelope. Evite o consumo de álcool, drogas ilícitas ou qualquer derivado do tabaco nas instalações do exame.

Cartão de Confirmação da inscrição do Enem 2023

O Cartão de Confirmação de Inscrição, disponibilizado semanas antes da prova, é um documento crucial. Ele contém informações vitais, como o número de inscrição, horários e local do exame.

Com essas informações em mãos, os estudantes podem enfrentar o ENEM 2023 com confiança e preparação. Boa sorte a todos os candidatos!

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *