NoticiasVestibular

UFPR abre inscrições para o Vestibular 2023

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu, nesta segunda-feira, 18 de julho, as inscrições para o Vestibular 2023. Prazo vai até o dia 31 de agosto e o valor da taxa é de R$195 (cento e noventa e cinco reais).

Pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) podem realizar a solicitação da isenção da taxa até 27 de julho.

Candidatos que tenham estudado durante o Ensino Médio integralmente na rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa, podem fazer a solicitação de isenção até o dia 5 de agosto.

Publicidade

A inscrição deve ser realizada pela internet, na página do Núcleo de Concurso UFPR.

As provas da primeira etapa do Vestibular 2023 serão aplicadas no dia 23 de outubro, domingo, a partir das 14 horas. Os candidatos deverão responder a 90 questões objetivas de múltipla escolha, nas disciplinas de Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna (podendo o candidato optar por Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Polonês, Japonês ou Italiano), Português (Língua Portuguesa e Literatura brasileira), Filosofia e Sociologia.

Publicidade

Os candidatos aprovados na primeira fase realização a segunda etapa, que consistirá em uma prova de Compreensão e Produção de Textos, comum a todos os cursos, realizada em 4 de dezembro, domingo, e em provas específicas de Biologia, Física, Química, Matemática, Geografia, História, Sociologia e Filosofia, compostas de sete questões discursivas, que serão aplicadas em 5 de dezembro, segunda-feira.

As questões discursivas deverão ser respondidas com caneta esferográfica de material transparente e tinta preta.

Concorrentes a uma vaga para os cursos de Música irão realizar, também em 5 de dezembro, uma Prova Teórica Objetiva. Para a Prova Prática, o candidato deverá gravar um vídeo e realizar o upload na plataforma conforme especificado no site www.nc.ufpr.br a partir do dia 2 de dezembro.

As provas da primeira etapa serão aplicadas nas cidades paranaenses de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina, Toledo, Guarapuava, Londrina, Cascavel, Maringá e Paranaguá, além de Joinville, em Santa Catarina.

A segunda fase ocorrerá apenas nas cidades de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo.

A UFPR ofertará, para este processo seletivo, 5.361 vagas distribuídas em 126 cursos de graduação. Do total de vagas, 50% se reserva para aqueles que tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública, com quantitativos específicos para membros de famílias de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *