Vestibular

UFSC 2025: Confira a Lista de Obras para o Vestibular Unificado

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) liberou a lista de obras que comporão o programa de Literatura Brasileira para o Vestibular Unificado 2025, em colaboração com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Uma das principais novidades é a inclusão do icônico álbum musical “Tropicalia ou Panis et Circencis” como parte das obras obrigatórias.

Esta decisão abre espaço para a apreciação e análise de elementos culturais além do tradicional universo literário. O álbum, que reúne artistas renomados como Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes, Tom Zé, Capinam, Torquato Neto e Rogério Duprat, lançado pela Gravadora Universal Music, oferece uma rica experiência artística que promete instigar os futuros candidatos.

Publicidade

Além da inclusão musical, a lista de obras obrigatórias conta com títulos literários inéditos e algumas obras que já haviam integrado o vestibular no ano anterior.

A diversidade de temas e estilos é evidente na seleção, abrangendo desde clássicos da literatura nacional até obras contemporâneas e representativas de diferentes regiões do país.

Publicidade

Obras literárias Vestibular Unificado 2025 UFSC e IFSC

  • “Tropicalia ou Panis et Circencis” – Artistas: Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes, Tom Zé, Capinam, Torquato Neto e Rogério Duprat (Gravadora Universal Music);
  • “Velhos” – Autor: Alê Mota (Editora Reformatório);
  • “Solitária” – Autora: Eliana Alves Cruz (Editora Grupo Companhia das Letras);
  • “Singradura” – Autor: Flávio José Cardoso (Editora UFSC);
  • “Tordo Arado” – Autor: Itamar Vieira Júnior (Editora Todavia);
  • “Parque Industrial” – Autora: Pagu (Editora Grupo Companhia das Letras).

A diversidade dessas obras promete desafiar e enriquecer a experiência dos vestibulandos, abrindo caminho para análises profundas e discussões enriquecedoras durante a preparação para o Vestibular Unificado 2025 da UFSC e IFSC.

Os candidatos terão a oportunidade de explorar não apenas a riqueza da literatura brasileira, mas também a influência da música e da cultura popular em nossa sociedade.

A seleção criteriosa das obras reflete o compromisso das instituições em proporcionar uma avaliação completa do conhecimento e da capacidade dos candidatos.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *