NoticiasSisu

Como funciona a lista de espera do SISU 2024?

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) de 2024, um mecanismo fundamental para o acesso ao ensino superior público no Brasil, acaba de divulgar os resultados dos candidatos selecionados.

Para aqueles que não conseguiram uma vaga na primeira chamada, a lista de espera representa uma nova chance. Este ano, o SISU disponibilizou um total de 264.181 vagas em 6.827 cursos de graduação, distribuídos por 127 instituições de ensino superior públicas.

Os candidatos não selecionados na chamada regular podem se inscrever na lista de espera entre os dias 30 de janeiro e 7 de fevereiro. A convocação dos inscritos na lista de espera começará a partir de 16 de fevereiro.

Publicidade

Importante destacar que o acompanhamento dessas convocações é de responsabilidade dos candidatos, que devem verificar as informações junto às instituições para as quais se candidataram.

Para se inscrever na lista de espera do SISU 2024, os interessados devem acessar a página do SISU no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. No portal, após confirmarem que não foram aprovados na chamada regular, encontrarão a opção para participar da lista de espera. O processo é simples e direto, semelhante ao das inscrições regulares.

Publicidade

A lista de espera do SISU funciona como uma segunda chance para os candidatos. Após a primeira chamada, as vagas que não foram preenchidas são disponibilizadas para os estudantes que optaram por entrar na lista de espera.

Essas vagas geralmente surgem de desistências ou de candidatos que não realizaram a matrícula dentro do prazo estabelecido.

É vital para os estudantes que manifestaram interesse na lista de espera acompanhar constantemente as informações fornecidas pelas universidades.

Cada instituição tem um calendário próprio para a convocação dos candidatos e para o processo de matrícula. Portanto, manter-se informado e atento aos prazos é crucial para não perder a oportunidade de ingressar no ensino superior.

Cronograma Sisu 2024

  • Inscrição: 22 a 25 de janeiro de 2024.
  • Resultado: 30 de janeiro de 2024.
  • Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024.
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.

Edital SISU 2024

Prouni 2024

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (ProUni) desde a segunda-feira, 29 de janeiro. Os estudantes que desejam uma bolsa de estudos em uma universidade privada tem até quinta-feira, dia 1º, para se inscreverem. Nesta edição, o MEC anunciou um aumento no número de vagas para cursos como Direito e Medicina.

Como fazer inscrição no ProUni 2024?

As inscrições devem ser realizadas no Portal Acesso Único. O candidato precisa ser cadastrado no login único do governo federal e ter conta no gov.br. Aqueles já cadastrados realizam o acesso usando o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *