Sisu

Resultado do Sisu 2024 será divulgado na tarde desta quarta (31)

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou em uma entrevista coletiva nesta quarta-feira (31) que os resultados do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2024 serão divulgados no início desta tarde.

Esta informação foi divulgada após um atraso causado por problemas técnicos, alterando a data inicialmente prometida para terça-feira (30).

A equipe técnica do Ministério da Educação (MEC) trabalhou intensamente para resolver as questões técnicas que impediam a divulgação dos resultados. Camilo Santana expressou em sua fala a importância do SISU para os jovens que aspiram se tornar universitários, reconhecendo o esforço em antecipar o SISU e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em comparação com o ano anterior.

Publicidade

Essa mudança no cronograma causou um impacto significativo entre os candidatos que aguardavam ansiosamente o resultado. A expectativa é que, com a divulgação dos resultados nesta tarde, os estudantes possam finalmente conhecer seu destino acadêmico e se preparar para as próximas etapas.

Para os selecionados na chamada regular do SISU, o período de matrícula nas instituições começa já nesta quinta-feira (1º de fevereiro) e vai até o dia 7 de fevereiro. Aqueles que não forem selecionados ainda têm a chance de se inscrever na lista de espera, processo que também se estende até o dia 7 de fevereiro.

Publicidade

Os dados mostram um aumento gradual na taxa de participação no SISU. Entre os anos de 2017 e 2022, a taxa variou de 53,6% a 56,7% dos candidatos aptos para as edições anuais do programa. Em 2023, esse percentual foi de 56%, e em 2024, após a implementação de uma única etapa de inscrição, subiu para 57,6%.

Este aumento na participação reflete a crescente importância do SISU como um mecanismo central para o acesso ao ensino superior no Brasil, oferecendo aos estudantes uma variedade de opções em instituições federais e estaduais de ensino superior.

Cronograma Sisu 2024

  • Inscrição: 22 a 25 de janeiro de 2024.
  • Resultado: 30 de janeiro de 2024.
  • Matrícula dos selecionados: 1º a 7 de fevereiro de 2024.
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 30 de janeiro a 7 de fevereiro de 2024.

Edital SISU 2024

Prouni 2024

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (ProUni) desde a segunda-feira, 29 de janeiro. Os estudantes que desejam uma bolsa de estudos em uma universidade privada tem até quinta-feira, dia 1º, para se inscreverem. Nesta edição, o MEC anunciou um aumento no número de vagas para cursos como Direito e Medicina.

Como fazer inscrição no ProUni 2024?

As inscrições devem ser realizadas no Portal Acesso Único. O candidato precisa ser cadastrado no login único do governo federal e ter conta no gov.br. Aqueles já cadastrados realizam o acesso usando o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *