NoticiasVestibular

Unicamp 2020: veja as respostas da 2ª fase

A Universidade de Campinas (Unicamp) aplicou neste domingo, dia 12 de janeiro, o primeiro dia de provas da 2ª fase do Vestibular 2020. De acordo com a comissão organizadora do exame da Unicamp (Comvest), as respostas esperadas pela Unicamp na 2ª fase do vestibular 2020 serão divulgadas na quinta-feira, dia 16 de janeiro. A etapa começou neste domingo (12), com abstenção de 10,2%, temas abordados de maneira inédita na prova de redação e sem incidentes. Já o segundo dia de avaliações, com questões específicas para cada carreira, será nesta segunda-feira.

A prova de redação na segunda fase do vestibular 2020 da Unicamp, aplicada na tarde deste domingo (12), abordou como temas a relação entre a biodiversidade e sociodiversidade no Brasil e os micromachismos na sociedade, segundo candidatos. A prova teve início às 13h.

Na primeira proposta, segundo os estudantes, a universidade estadual solicitou aos candidatos um texto voltado para a plataforma podcast, em que o candidato deveria relacionar biodiversidade e sociodiversidade no Brasil e pensar no público-alvo para o desenvolvimento do conteúdo.

Publicidade

Já na segunda, a universidade usou uma reportagem que listava exemplos de micromachismo e propôs a elaboração de uma crônica na qual o estudante poderia relatar uma experiência pessoal, por exemplo, ou sentimento após presenciar situações vivenciadas por outras pessoas e idênticas às listadas no texto.

Vestibular Unicamp 2020

Os candidatos disputam 2,5 mil vagas em 69 cursos. As avaliações ocorrem em 17 municípios paulistas, além de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).

Publicidade

Pela primeira vez, a universidade vai usar um sistema para reconhecimento facial dos candidatos nas 26 escolas que recebem a avaliação. Funcionários da comissão registram fotos que são armazenadas em um servidor específico e o recurso também serve como lista de presença.

Esta é a primeira vez em que a 2ª fase passa a ter dois dias de provas dissertativas – até a edição anterior eram três, cada um deles com até quatro horas. Além disso, inglês voltou a ser cobrado nesta etapa.

A segunda prova está marcada para a tarde desta segunda-feira.

Veja abaixo distribuição de conteúdos.

  • Primeiro dia: oito questões de português, duas interdisciplinares de inglês e uma redação (composta por duas propostas de textos para que o candidato execute apenas uma).
  • Segundo dia: seis questões de matemática; duas questões interdisciplinares de ciências humanas; duas questões interdisciplinares de ciências da natureza; e parte específica por área:

Candidatos em ciências biológicas/saúde: seis questões de biologia e seis questões de química;
Candidatos em ciências exatas/tecnológicas: seis questões de física e seis questões de química;
Candidatos em ciências humanas/artes: seis questões de geografia e seis questões de história, incluindo conteúdos de Filosofia e Sociologia.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Cursos mais concorridos

  • Medicina (integral) – 11,86 candidatos por vaga (c/v)
  • Ciências do esporte (integral) – 8,38 c/v
  • História (integral) – 6,78 c/v
  • Engenharia de produção (integral) – 6,34 c/v
  • Farmácia (integral) – 6,23 c/v

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *