NoticiasVestibular

Unicamp 2024: primeira fase ocorre no domingo (29); veja dicas

No próximo dia 29 de outubro, milhares de jovens estudantes de todas as regiões do Brasil farão uma das provas mais concorridas e desafiadoras do país: o Vestibular 2024 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Com 2.540 vagas distribuídas em 69 cursos superiores, a competição promete ser acirrada, com um total de 64.705 candidatos na disputa pelo sonhado ingresso na renomada instituição de ensino.

Datas importantes do Vestibular Unicamp 2024

  • 29 de Outubro: Primeira fase do vestibular.
  • 3 e 4 de Dezembro: Realização da segunda fase.
  • 7 a 9 de Dezembro: Provas de habilidades específicas.
  • Janeiro: Previsão da divulgação da primeira chamada.

Locais de Prova em Diversas Cidades

As provas da primeira fase serão aplicadas em 31 cidades do estado de São Paulo, além de algumas capitais brasileiras, como Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).

Publicidade

No entanto, uma mudança importante afeta a cidade de Santa Bárbara d’Oeste (SP), que não receberá mais o exame. A Unicamp decidiu transferir a aplicação da prova para a cidade vizinha, Americana (SP).

Os locais específicos de prova foram divulgados no dia 17 de outubro, e os candidatos poderão consultá-los no site oficial da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest). A universidade possui campi em diversas cidades, incluindo Campinas (SP), Limeira (SP) e Piracicaba (SP).

Publicidade

Maior Enfoque em Sociologia e Filosofia na Primeira Fase

Uma das novidades deste ano é a distribuição das questões na primeira fase. Os candidatos podem esperar um maior número de perguntas de sociologia e filosofia, o que reflete o desejo da Unicamp de avaliar a capacidade de raciocínio crítico dos estudantes.

Menos Matemática na Segunda Fase para Dois Grupos

Na segunda fase, que acontece nos dias 3 e 4 de dezembro, a comissão organizadora optou por reduzir a quantidade de questões de matemática para dois grupos de cursos.

Essa medida busca adequar o conteúdo da prova à natureza de cada área de estudo, garantindo que as avaliações sejam justas e representativas para todos os candidatos.

Obras Obrigatórias e Cursos Mais Concorridos

Os candidatos também devem estar atentos às obras obrigatórias para a prova de literatura do Vestibular Unicamp 2024. A lista completa das obras pode ser encontrada no site da Comvest.

Em relação aos cursos mais concorridos, a Unicamp tradicionalmente recebe um grande número de inscrições para Medicina, Engenharia da Computação, Ciências Biológicas e Arquitetura e Urbanismo, entre outros.

Os estudantes que desejam ingressar em programas altamente competitivos devem se preparar ainda mais para se destacar na seleção.

Com a data da primeira fase se aproximando rapidamente, os candidatos devem se preparar revisando os principais conteúdos das disciplinas abordadas no exame, especialmente sociologia e filosofia, que ganharam destaque nesta edição.

Resultado

No dia 29 de janeiro de 2024, será liberada a lista de convocados em 1ª chamada, até as 15h00, por meio do site da universidade. Nos dias 30 e 31 de janeiro serão realizadas as matrículas dos aprovados.

Ficar por dentro das mudanças no processo seletivo e conhecer os detalhes das provas é fundamental para aumentar suas chances de sucesso. Prepare-se para o desafio que o Vestibular Unicamp 2024 reserva a você!

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *