NoticiasVestibular

Vagas da Modalidade Enem-Unicamp 2024: regras e inscrição

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgará neste mês de novembro as informações sobre o processo seletivo pela modalidade Enem-Unicamp.

A distribuição das vagas é um dos aspectos mais importantes a serem compreendidos pelos candidatos. De acordo com as informações disponíveis, 10% das vagas são destinadas a estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Além disso, outros 10% são reservados para estudantes que se encaixam nesse mesmo critério de escola pública e que também se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas. A busca por igualdade de oportunidades é evidente nessa política de reserva de vagas.

Publicidade

Uma das perguntas que pode surgir é se é possível participar tanto do Vestibular Unicamp quanto da modalidade Enem-Unicamp no mesmo ano.

A resposta é afirmativa. Os estudantes têm a possibilidade de realizar ambas as inscrições, seguindo os respectivos calendários estabelecidos pela universidade.

Publicidade

Um ponto interessante a ser destacado é que os estudantes provenientes de escolas públicas que se inscreverem no Vestibular Unicamp 2024 terão a opção de realizar a inscrição automática para a modalidade Enem-Unicamp no momento do preenchimento do formulário. Isso simplifica o processo e oferece mais flexibilidade aos candidatos.

Provas Enem

As provas do Enem-Unicamp estão sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação.

É importante destacar que os candidatos só poderão utilizar as notas do Enem referentes ao ano de 2023 para concorrer às vagas da Unicamp. Os pesos e notas mínimas exigidas em cada prova serão detalhadamente especificados no Edital.

A reserva de vagas para estudantes de escolas públicas e a opção de inscrição automática para os participantes do Vestibular Unicamp 2024 tornam o processo mais inclusivo e acessível.

Inscrição Enem-Unicamp 2024

As inscrições serão realizadas por formulário eletrônico na página da Comissão Permanente para
os Vestibulares (Comvest) (www.comvest.unicamp.br), a partir das 09h do dia 1º de novembro até
às 17h do dia 30 de novembro de 2023.

Fique atento às datas de divulgação das vagas e ao Edital, que conterá todas as informações necessárias para uma candidatura bem-sucedida. Garanta o seu lugar na Unicamp e inicie sua jornada acadêmica com o pé direito.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *