NoticiasVestibular

Inscrições abertas para o Prosel 2024 da UEPA

A Universidade Estadual do Pará (UEPA) abriu inscrições para o Processo Seletivo 2023 (Prosel 2023), oferecendo uma oportunidade para estudantes que buscam ingressar na instituição.

As inscrições estão disponíveis até o dia 9 de novembro, e o valor da taxa é de R$ 100.

Isenção de taxa

Para aqueles que desejam solicitar a isenção da taxa, a UEPA aceitará pedidos até o dia 30 de outubro, através do site do vestibular. Os seguintes grupos são elegíveis para o benefício:

Publicidade
  • Candidatos que concluíram ou estão concluindo o Ensino Médio em instituições públicas do Estado do Pará em 2023.
  • Pessoas com deficiência (PcD).
  • Servidores da UEPA ou seus dependentes legais.
  • Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O resultado preliminar das solicitações de isenção da taxa será divulgado em 1º de novembro, enquanto a lista final estará disponível a partir do dia 6 do mesmo mês.

Seleção dos candidatos

A novidade deste processo seletivo é que os candidatos serão avaliados com base nas notas do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio.

Publicidade

Portanto, somente aqueles que participarem do Enem 2023 poderão se inscrever no Prosel 2024 da UEPA. A data de divulgação dos resultados ainda não foi informada, mas a lista de aprovados será anunciada após a liberação das notas do Enem 2023.

Vagas oferecidas

A UEPA está disponibilizando um total de mais de 3,5 mil vagas nesta edição do Prosel, com 1.438 vagas destinadas à capital, Belém, e 2.148 vagas para cidades do interior do Pará.

Os cursos de Licenciatura e Bacharelado oferecidos pelo Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) lideram em número de vagas, com um total de 1.756 oportunidades.

Em seguida, o Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) oferece 990 vagas, enquanto os cursos da área da saúde, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), somam 840 vagas.

A distribuição das vagas ocorre da seguinte forma:

– 30% das vagas são destinadas a candidatos que cursaram integralmente o Ensino Médio em instituições públicas de ensino, seja em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos.

– 20% das vagas são reservadas para candidatos que cursaram integralmente o Ensino Médio em instituições públicas e que se autodeclararem negros ou indígenas.

– 50% das vagas são destinadas aos candidatos que frequentaram ao menos uma série do Ensino Médio ou equivalente em escolas particulares.

Para obter informações detalhadas sobre o processo seletivo, acesse o Edital oficial disponível no site da UEPA.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *