NoticiasVestibular

Tudo sobre Vestibular Seriado

Muitas universidades têm oferecido o sistema de ingresso ao Ensino Superior que consiste na realização de provas por parte do candidato desde o primeiro ano do Ensino Médio. Este método é conhecido como vestibular seriado ou parcelado. Sendo assim, o estudante é avaliado ao final dos 3 anos do Ensino Médio e as notas são contabilizadas para o Vestibular.

Em muitas universidades os conteúdos não são cumulativos, ou seja, a cada ano o vestibulando faz provas de conteúdos de uma série específica. Mas há instituições que optam pelo acúmulo de conteúdo. Assim, na segunda etapa, o candidato responde questões sobre assuntos ministrados no 1º e 2º ano do segundo ano do Ensino Médio e, na última fase, são aplicadas perguntas sobre todo o Ensino Médio.

É preciso que o candidato fique atento e faça sua inscrição todo ano. Mas a escolha do curso de graduação só será realizada no terceiro ano do processo seriado. Em algumas faculdades, pesos diferentes são estabelecidos por etapa. Em outras, as notas de cada fase apenas são somadas para se chegar à média final.

Publicidade

Algumas instituições que possuem vestibular seriado oferecem, até 50% das vagas para esta modalidade de ingresso. Mas há instituições que preferem conceder bônus aos participantes, de até 20%, no processo seletivo tradicional, ou seja, não é possível acessar o ensino superior apenas por meio do sistema integrado.

As questões das avaliações seriadas costumam ser elaboradas de forma interdisciplinar, o que estimula o raciocínio, compreensão e criticidade do candidato. Mais do que um ano de intervalo entre as avaliações, o vestibular seriado possibilita que o estudante se esforce e melhore sua nota no ano seguinte, em casos de mau rendimento, sem pressão ou desgaste, mas apenas com a esperança de que no próximo ano tudo vai ser diferente.

Publicidade

Algumas Universidades que oferecem vestibulares seriados:

1. Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) – Vestibular Seriado
2. Universidade Estadual de Goiás (UEG) – SAS
3. Universidade Estadual de Maringá (UEM) – PAS
4. Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) – PAS
5. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – PAS
6. Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – PSC
7. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – Pism
8. Universidade Federal de Lavras (UFLA) – PAS
9. Universidade Federal de Roraima (UFRR) – PSS
10. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – SASI
10. Universidade de Brasília (UNB) – PAS
12. Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) – PAES
13. Universidade de Uberaba (Uniube) – PIAS
14. Universidade de Pernambuco (UPE) – SSA
15. Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – SIS

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *