Vestibular

Vestibular UEL 2025 será em fase única; confira

O Vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) passará por mudanças significativas em 2025, conforme anunciado recentemente pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). A principal alteração é a consolidação das avaliações em uma única fase, que ocorrerá ao longo de dois dias, marcando uma nova abordagem na seleção de candidatos para a instituição.

Esta modificação vem em resposta às recentes mudanças no Ensino Médio, que alterou a carga horária e as disciplinas. A reforma visa alinhar o processo seletivo da UEL com estas atualizações curriculares, buscando uma avaliação mais interdisciplinar dos conhecimentos dos candidatos.

As provas do Vestibular UEL 2025 serão realizadas nos dias 17 e 18 de novembro. A inclusão de uma PHE (Prova de Habilidades Específicas) para cursos como Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico e Música, previamente à fase única, introduz um critério adicional para candidatos dessas áreas, sendo agendada para o dia 29 de setembro.

Publicidade

Vestibular UEL 2025

No primeiro dia de provas, os candidatos enfrentarão 60 questões de múltipla escolha abrangendo uma vasta gama de disciplinas, incluindo Artes, Biologia, Filosofia, entre outras. Já o segundo dia será dedicado à redação e às provas discursivas de Conhecimentos Específicos, valorizando a capacidade analítica e de articulação dos estudantes.

Outro aspecto relevante é a exigência de um mínimo de 25% de acertos na prova de Conhecimentos Gerais para que as provas de Redação e de Conhecimentos Específicos sejam corrigidas. Além disso, a opção por línguas estrangeiras se restringirá ao inglês e espanhol, e a instituição propõe um novo critério de seleção literária, visando uma maior diversidade e reflexão cultural.

Publicidade

A definição das datas do Vestibular levou em consideração outros concursos e o calendário do Enem, evidenciando um planejamento cuidadoso para evitar conflitos de agenda que possam prejudicar os candidatos.

Datas Importantes

As mudanças para o Vestibular UEL 2025 incluem:

  • Prova de Habilidades Específicas: 29 de setembro
  • Vestibular (Fase Única): 17 e 18 de novembro

Essas alterações representam uma evolução significativa no processo seletivo da UEL, visando uma maior adequação às mudanças curriculares do Ensino Médio e um alinhamento com as demandas contemporâneas do ensino superior.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Resumo sobre o Vestibular UEL 2025

  • Mudança Principal: O Vestibular UEL 2025 será realizado em uma única fase, ao longo de dois dias.
  • Data das Provas: 17 e 18 de novembro para a fase única; Prova de Habilidades Específicas (PHE) em 29 de setembro para cursos selecionados.
  • Cursos com PHE: Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico e Música.
  • Estrutura das Provas:
    • 1º Dia: Prova objetiva de Conhecimentos Gerais com 60 questões de múltipla escolha.
    • 2º Dia: Prova de Redação e prova discursiva de Conhecimentos Específicos.
  • Disciplinas Avaliadas: Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática e Química.
  • Critérios para Correção: Necessidade de 25% de acertos nas questões objetivas da Prova de Conhecimentos Gerais para a correção das provas de Redação e de Conhecimentos Específicos.
  • Línguas Estrangeiras Oferecidas: Inglês e Espanhol.
  • Seleção Literária: Diversificação das obras literárias com indicação de categorias específicas, visando a reflexão sobre diversos aspectos culturais e sociais.
  • Impacto das Mudanças Curriculares: Adaptação às alterações do Ensino Médio, com alteração da carga horária e das disciplinas.
  • Planejamento das Datas: Consideração de eventos como as eleições municipais e o calendário do ENEM, além de vestibulares de outras instituições.
  • Especialização do Processo Seletivo: Grupo de especialistas foi instituído para reformular o vestibular, incluindo consultas à comunidade e avaliações qualitativas.
  • Local de Realização: O Vestibular 2025 será aplicado exclusivamente em Londrina.
  • Novo Critério para Cursos de Baixa Concorrência: Para cursos com concorrência igual ou menor que um candidato por vaga, o vestibular passa a ser classificatório, não permitindo nota final zero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *