enem 2013

Temas mais cobrados na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias



Palavra do Professor


"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"


"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"

- Paulo Freire

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"

- Dave Weinbaum

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"

- Sócrates

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"

- Francis Bacon

Enem 2013: temas mais cobrados na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias

02/10/2013

Em se tratando do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que neste ano ocorre nos dias 26 e 27 de outubro, a melhor dica é estudar temas da atualidade. As 45 questões do Enem sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias englobam História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Em se tratando de História, é interessante que o estudante dê atenção aos movimentos sociais, desde questionamentos sobre o movimento operário e as formas de organização em sindicatos e outras associações, bem como suas lutas, tanto no Brasil do século XX quanto nos primórdios da Revolução Industrial na Inglaterra. Na História do Brasil, muitas vezes o movimento operário é analisado à luz das relações com o Estado, principalmente na época do trabalhismo de Getúlio Vargas. Os movimentos são ainda abordados na luta pela emancipação dos escravos e a posterior inserção dos afrodescendentes na sociedade brasileira. Questões relacionando a escravidão com discriminação racial ou política de "cotas para minorias" podem ser abordadas.

Outros pontos que podem ser abordados ainda dizem respeito a movimentos sociais específicos, tais como Revolta da Vacina e as guerras de Canudos e do Contestado.

Questões ligadas à tecnologia e seu impacto na vida social e política também costumam aparecer, com destaque para as tecnologias de informação. O candidato é levado a questionar como a cultura e a política do século XX sofreram o impacto dessas novas tecnologias.

O tema da cidadania, desde o surgimento do termo, na Democracia grega e na República romana, até sua prática atual, também é recorrente.

As questões abordadas na prova de Geografia do Enem muitas vezes abordam assuntos atuais, cobrando a capacidade do candidato de interpretá-lo [a partir de um gráfico, uma tabela ou figura], relacioná-lo a determinados focos sociais e culturais e correlacioná-lo ao item correto. Problemas urbanos (violência, habitação etc.), a situação rural brasileira e aquestão ambiental (o que inclui desmatamento, aquecimento global, erosão etc.) são os temas mais abordados.

E a dica mais importante quando se diz respeito ao Enem: contextualize o conteúdo das disciplinas. A leitura de jornais e assistir noticiários auxilia e muito na realização da prova, pois o exame busca contemplar as relações entre atualidades e sala de aula. 

Leia mais...

» Informações sobre o Enem
» Edital do Enem 2013
» Informações sobre o SiSU
» Informações sobre o ProUni
» Siga a VestibulandoWeb no Twitter
» Siga a VestibulandoWeb no Facebook

Vestibulando Web - Copyright 1999-2013. Todos os direitos reservados.
Dicas Enem 2013 - Ciências Humanas e suas Tecnologias

Ponto.Br