Aprovados

UERJ antecipa resultado do 1º Exame de Qualificação do Vestibular 2024

A UERJ liberou de forma antecipada, na tarde de 14 de junho, o resultado do 1º Exame de Qualificação do seu Vestibular Estadual 2024.

As provas, realizadas em 4 de junho, foram compostas de questões objetivas envolvendo Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. As inscrições para o 1º Exame de Qualificação da UERJ 2024 ocorreram de 11 a 25 de abril.

Os aprovados nessa primeira etapa têm permissão para fazer a inscrição para o Exame Discursivo (ED), onde poderão escolher o curso de graduação de sua preferência. A data para as inscrições ainda não foi divulgada, mas o ED será realizado em 3 de dezembro.

Publicidade

2º Exame de Qualificação do Vestibular 2024 da UERJ

O processo para o Segundo Exame de Qualificação (EQ) do Vestibular 2024 da UERJ já está em progresso. Candidatos que não obtiveram sucesso no primeiro exame ou aqueles que não participaram desta primeira oportunidade, podem se inscrever agora.

Publicidade

Os candidatos interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição do segundo EQ podem fazer o pedido até o dia 19 de junho. As inscrições para o segundo EQ poderão ser feitas de 10 a 24 de julho.

Este exame também será composto de questões objetivas abrangendo conhecimentos gerais.

Aconselha-se aos estudantes a revisarem as provas dos vestibulares anteriores da UERJ como estratégia de estudo.

Os candidatos que obtiverem 40% da pontuação total do exame serão qualificados para a próxima fase, o Exame Discursivo.

Mais detalhes podem ser obtidos no site oficial do vestibular da UERJ.

Particularidades do Vestibular da UERJ

O processo seletivo da UERJ é distinto de outros vestibulares, pois é estruturado em duas etapas principais: Exame de Qualificação e Exame Discursivo. Aqui estão os detalhes:

Exame de Qualificação: A universidade realiza duas edições desse exame, que consiste em questões objetivas de conhecimentos gerais. Na primeira etapa, os candidatos que conseguirem 40% da pontuação total serão selecionados para a próxima fase. Se não alcançarem esse índice, podem tentar no segundo exame de qualificação.

Exame Discursivo: Os aprovados no exame de qualificação poderão participar desta etapa, que é formada por uma redação e questões discursivas de acordo com o curso escolhido. É aqui que os estudantes determinam o rumo de sua carreira acadêmica.

Durante a pandemia de coronavírus, a UERJ adotou um modelo específico de vestibular. Contudo, no início deste ano, a instituição confirmou que retornaria ao seu formato tradicional de vestibular, como descrito acima.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *