Biologia

Questões comentadas sobre Anexos Embrionários

01) (Unesp/2023)  Quando a pandemia de covid-19 alastrou-se pelo Brasil, cientistas do Instituto Butantan dedicaram-se à pesquisa de uma vacina. O método usado foi a inoculação viral em ovos de galinha, técnica já utilizada para a produção da vacina da gripe (Influenza) e grande especialidade do Butantan.
Nascia assim a ButanVac, imunizante do Butantan contra o SARS-CoV-2 inteiramente produzido no Bra-sil.
(https://butantan.gov.br. Adaptado.)

Nesta técnica, uma pequena quantidade de vírus modificado, inofensivo para humanos, é inoculada em ovos que posteriormente serão incubados por 72 horas. Ao final deste período haverá uma grande quantida-de de vírus em um líquido que contém resíduos metabólicos armazenados em uma estrutura do ovo. Esse líquido é então coletado, os vírus são isolados, inativados e utilizados na produção da vacina.
A imagem representa as estruturas internas de um ovo embrionado de galinha

Na imagem, a estrutura em que ocorre a replicação viral e a estrutura da qual os vírus são coletados para purificação e produção de vacina estão representadas, respectivamente, pelos números

Publicidade

A) 2 e 3.
B) 5 e 6.
C) 4 e 5.
D) 3 e 4.
E) 1 e 2.

02) (FCMSC-SP/2020) Um quadro de hipertensão arterial em uma mulher grávida pode provocar o descolamento prematuro da placenta.
Caso o descolamento ocorra, o feto poderá ter problemas de desenvolvimento e até vir a óbito, porque
A) a proteção mecânica exercida pela placenta será perdida.
B) o gás carbônico e as excretas serão acumulados no feto.
C) o feto perderá a mobilidade no interior da placenta.
D) os nutrientes se acumularão na corrente sanguínea fetal.
E) o feto não conseguirá expulsar antígenos, como alguns vírus.

Publicidade

03) (UERJ/2019-2)  Durante a gestação humana, observa-se o aparecimento de anexos embrionários que desempenham funções importantes para o desenvolvimento do feto. Uma dessas estruturas é o saco vitelínico, destacado na imagem.

A presença do saco vitelínico evidencia a descendência humana a partir do seguinte tipo de ancestrais:
A) amoniotélicos
B) celomados
C) aquáticos
D) ovíparos

04) (UEA/2018)  Alguns anexos embrionários permitiram aos vertebrados a conquista do ambiente terrestre. Esses anexos apareceram provavelmente nos ancestrais dos répteis e permaneceram nas aves e nos mamíferos. Assinale a alternativa que apresenta um desses anexos e sua função.
A) Placenta, cuja função é proteger o embrião contra choques mecânicos.
B) Saco vitelino, cuja função é realizar as trocas gasosas para o embrião.
C) Âmnio, cuja função é evitar a desidratação do embrião.
D) Cório, cuja função é reservar excretas nitrogenados.
E) Alantoide, cuja função é armazenar material nutritivo para o embrião.

05) (UEL) Considere os anexos embrionários listados a seguir e algumas de suas funções.

01 – Âmnio: evitar ressecamento.
02 – Alantoide: armazenar substâncias tóxicas e realizar trocas gasosas com o meio.
03 – Saco vitelínico: garantir o suprimento alimentar.

Com base nessas informações, assinale a alternativa que indica, corretamente, o grupo de animais que apresenta embriões com os anexos 01, 02 e 03.
A) Vertebrados que efetuam postura no ambiente terrestre.
B) Insetos que apresentam mecanismo de desenvolvimento direto.
C) Vertebrados com hábitos exclusivamente aquáticos.
D) Insetos que apresentam mecanismo de desenvolvimento indireto.
E) Anfíbios que apresentam segmentação total ou parcial.

06) (UFV)  Considere as seguintes afirmativas, relacionadas com o desenvolvimento embrionário dos vertebrados:
I. A ocorrência de saco vitelínico como anexo embrionário está relacionada com a presença de grandes quantidades de vitelo nos ovos, como é o caso dos ovos telolécitos completos, encontrados entre os répteis e as aves.
II. Nos peixes, sejam ósseos ou cartilaginosos, a fecundação é sempre externa, os ovos são grandes, com muito vitelo, a segmentação é parcial ou meroblástica e o desenvolvimento é direto, sem metamorfose.
III. O alantoide é um anexo embrionário típico dos ovos com casca, origina-se do intestino posterior do embrião e cresce até entrar em contato com o córion e as membranas do ovo, passando a apresentar vasos sanguíneos e a funcionar como órgãos respiratórios e excretores do embrião.
IV. O âmnio e a placenta são anexos embrionários exclusivos dos mamíferos, uma vez que estão relacionados com a manutenção de um ambiente líquido em torno do embrião e com a sua nutrição, respectivamente.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
A) I e III.
B) II e IV.
C) I e IV.
D) II e III.

07) (Fac. Pequeno Príncipe/2020) Enquanto o embrião se desenvolve, as membranas extraembrionárias se formam logo depois que os folhetos germinativos ectoderme, mesoderme e endoderme, estão estabelecidos.
Analise a imagem que apresenta as quatro membranas extraembrionárias em um animal e indique a alternativa CORRETA.

A) O anexo a sofre um aumento de volume conforme avança o desenvolvimento do embrião.
B) O anexo c está presente em todos os vertebrados tetrápodes.
C) O anexo b é o âmnio, que delimita uma cavidade preenchida por fluido, a cavidade amniótica.
D) O anexo a, presente em um mamífero, tem como uma de suas funções a hematopoese inicial.
E) O ovo acima pode ser de uma salamandra.

08) (UEPG/2019) Nos vertebrados existem estruturas, os anexos embrionários, que auxiliam o correto desenvolvimento do embrião. Sobre o assunto, assinale o que for correto.
01) O saco vitelínico armazena material nutritivo para o embrião. Nos mamíferos da subclasse Eutheria, o saco vitelínico é pouco desenvolvido, visto que o filhote se desenvolve no útero à custa de alimento e oxigênio retirado do sangue da mãe via placenta. Por esta, também são eliminados as excretas e o gás carbônico.
02) O âmnio é uma bolsa que tem por função manter o embrião em um ambiente líquido, prevenindo sua dessecação, além de promover o amortecimento do embrião contra choques mecânicos.
04) O cório é uma membrana que envolve o embrião e todos os outros anexos embrionários. Em répteis e aves, o cório está localizado logo abaixo da casca do ovo e atua, junto ao alantoide, nas trocas gasosas.
08) O alantoide tem função de proteção do embrião, visto que permanece em íntima associação com o mesmo. Este anexo é bem desenvolvido nos ovos de aves, prevenindo a ruptura das cascas.

09) (UFV) A membrana corioalantoide presente em aves e répteis é formada pela associação entre algumas regiões do alantoide com o cório. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a função desta membrana para o embrião:
A) excreção celular.
B) secreção celular.
C) respiração celular.
D) divisão celular.

10) (UFRGS/2019)  Observe a tira abaixo.

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos amniotas.
(  ) Seus embriões desenvolvem-se em ambiente aquoso.
(  ) Seu ovo permite a passagem de O2 e CO2.
(  ) Seu líquido amniótico tem como função estocar resíduos metabólicos.
(  ) Seu ovo é permeável à água, ocasionando a perda da gema nos mamíferos.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

A) F – V – V – V.
B) V – F – V – F.
C) V – F – F – V.
D) F – F – V – F.
E) V – V – F – F.

11) (Unifagoc/2019)  A placenta é uma região do córion com grande irrigação sanguínea e rica em vilosidades, que aumentam a superfície para a troca de substâncias entre o sangue da mãe e o embrião. Além disso, ela tem outras funções essenciais no desenvolvimento do embrião dos mamíferos onde realiza:
I. Trocas metabólicas entre o feto e a mãe.
II. Produção de progesterona.
III. Imunização passiva contra certas doenças.
IV. Passagem de medicamentos ingeridos pela mãe.

Estão corretas as afirmativas
A) I, II, III e IV.
B) I e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) III e IV, apenas.

12) (Unisalesiano/2022 – Medicina)  Os ovos de tartarugas, lagartos, galinhas e ornitorrincos, ao contrário daqueles de sapos e peixes, são capazes de se desenvolver em ambiente terrestre. Isso se deve ao fato de esses animais serem
A) cordados.
B) vertebrados.
C) deuterostômios.
D) amniotas.

Resolução das Questões sobre Anexos Embrionários

01) O desenvolvimento dos vírus ocorre no embrião, indicado pelo número 03 na figura. Os vírus são isolados do líquido que contém resíduos metabólicos que fica armazenado no alantoide, indicado por 4 na figura.
Resp.: D

02) Através da placenta, metabólitos fetais são passados à corrente sanguínea da mãe que, então, os elimina. Dessa forma, um descolamento de placenta poderá provocar óbito fetal porque o gás carbônico e as excretas nitrogenadas serão acumuladas no feto.
Resp.: B

03) Na espécie humana, os nutrientes passam da mãe ao feto através da placenta e cordão umbilical, e o saco vitelino é muito reduzido.
Esse anexo é bem desenvolvido nos animais ovíparos, com a função de armazenar a reserva nutritiva indispensável ao desenvolvimento embrionário.
Dessa forma, a presença de um saco vitelino (ainda que reduzido) na espécie humana, revela a descendência da espécie humana de espécie que, há milhões de anos, colocam ovos.
Resp.: D

04) Um grande salto evolutivo que possibilitou a conquista definitiva do ambiente terrestre pelos vertebrados, foi o desenvolvimento do ovo amniótico. O âmnio é uma membrana que delimita uma cavidade cheia do líquido amniótico, que protege o filhote contra ressecamento.
Resp.: C

05) A presença dos anexos embrionários âmnio e alantoide são características de animais que apresentam independência da água para a reprodução.
Resp.: A

06) 
Estão incorretos os itens II e IV.
Em II, em muitos peixes cartilaginosos ocorre a fecundação interna, com ovos do tipo megalécito (muito vitelo) e segmentação meroblástica discoidal.
Em IV, o âmnio aparece já no grupo dos répteis.
Resp.: A

07) A questão traz um ovo megalécito, característico de aves e de répteis. As salamandras são anfíbios da Classe Urodela, com ovos do tipo heterolécito incompleto (mediolécito).
Na figura, o anexo a corresponde à vesícula vitelínica, que atua como reserva nutritiva para o embrião e reduz de tamanho à medida que o desenvolvimento embrionário prossegue. Esse anexo também apresenta a importante função de produzir as primeiras células sanguíneas do embrião (hematopoese).
O anexo b (cório) e o anexo c (âmnio) ocorre somente em répteis, aves e mamíferos.
O anexo e é o alantoide, que acumula excretas (ácido úrico), participa do mecanismo de trocas gasosas e ainda retira cálcio da casca, fornecendo-o ao embrião.
Resp.: D

08) 
Item 01: Correto.
Item 02: Correto.
Item 04: Correto.
Item 08: Incorreto. O alantoide é derivado do intestino do embrião e tem a função de acumular excretas (ácido úrico) produzidos ao longo do desenvolvimento embrionário.
Resp.: 07 (01 + 02 + 04)

09) Durante o desenvolvimento embrionário das aves e dos répteis, uma rede de vasos sanguíneo, formando a membrana corioalantoide, repousa proximamente sob a casca do ovo. O oxigênio que se difunde através da casca do ovo é captado pelo sangue que passa através da membrana corioalantoide. Tem, portanto, função respiratória.
Resp.: C

10) Os dois últimos itens estão incorretos.
O âmnio é uma membrana que delimita o embrião, formando uma cavidade cheia de líquido (amniótico) que evita o ressecamento do embrião (função protetora).
O ovo não é permeável à água; o filhote se desenvolve em meio aquoso.
Resp.: E

11) A placenta é uma estrutura formada pela fusão de membranas extraembrionárias com o endométrio, garantindo a nutrição do embrião, a captação de gás O2 e a eliminação de gás CO2 e de excretas do embrião para o sangue materno. Pela placenta também ocorre passagem de anticorpos e de certas substâncias ingeridas pela mãe. Outra importante função placentária é a produção de progesterona, indispensável à manutenção da gravidez.
Resp.: A

12) Tartarugas, lagartos, galinhas e ornitorrinco são animais que apresentam ovo amniótico. O âmnio é o revestimento mais externo do animal e forma a cavidade amniótica, cheia de líquido (amniótico), que impede o ressecamento do filhote, além de conferir proteção mecânica.
Resp.: D

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *