Enem 2019: o que levar para comer e beber nos dias de prova

Nos dias 03 e 10 de novembro, mais de 5 milhões de candidatos estarão fazendo as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019. O Enem é uma prova que exige muito psicologicamente e fisicamente de todo candidato. Para ter uma boa condição psicológica no dia do exame é importante que o candidato tenha boas noites de sono, tenha uma rotina de estudos bem organizada e tenha também seus momentos de lazer para refrescar a mente.

Já as condições físicas são adquiridas através de uma boa alimentação, prática de atividades física e também com um bom sono toda noite. Porém não adianta nada a pessoa cumprir todos esses passos e chegar no dia da prova e ter uma dor de barriga por causa de algo que comeu antes ou durante a prova. Devido a isso, confira algumas dicas sobre a alimentação do aluno no dia do exame, como por exemplo, o que levar para comer no Enem.

Que tipo de alimento deve-se levar para a prova do Enem

A prova do Enem tem duração de cinco horas, tempo suficiente para deixar o candidato com fome, por isso é importante sempre levar um lanche no dia da prova. Alguns alimentos não são recomendados, pois podem causar dor de barriga ou até mesmo sono para o candidato. Confira a lista do que evitar levar no dia do Enem:

  • Alimentos fritos, alimentos crus ou mal higienizados e alimentos com muita gordura e açúcar – esses podem te dar dor de barriga e fazer com que você perca tempo no banheiro;
  • Alimentos muito doce como refrigerantes, balas, chocolate ao leite e doce de leite – eles podem te dar sono;
  • Alimentos com muito sal – esses irão te dar sede e consequentemente fazer com que você faça mais xixi e perca tempo de prova;
  • Alimentos com cheiro forte (ovo e salgadinhos) – deixam o ambiente da prova desagradável prejudicando você e os demais candidatos;
  • Alimentos em embalagens que façam muito barulho – podem distrair você e os outros candidatos presentes na sala da prova.

Alimentos que ajudarão o candidato

Existem alimentos que irão ajudar o candidato no momento da prova, dando mais energia e ajudando na concentração. Confira a lista do que levar no dia do Enem:

  • Barrinhas de castanha, mix de oleaginosas e chocolates amargos – essas opções são grandes fontes de energia;
  • Alimentos leves (frutas e sanduíches naturais) – esses alimentos irão te nutrir e não causarão mal ao seu estômago;
  • Alimentos práticos (barras de cereal, barras de proteína) – por serem práticos, não farão você perder tempo na hora de comê-los;
  • Água – essa é a sua MAIOR companheira na prova do Enem, estar bem hidratado é muito importante.

O que comer no dia da prova do Enem

Caso você não seja acostumado a tomar um bom café da manhã, coma algo leve apenas para não ficar de barriga vazia; iogurte, sanduíche natural, frutas e cereais são uma boa pedida.

O mesmo vale para o almoço, não deixe de fazer essa refeição, mas também não exagere. Deixem o churrasco, a feijoada para outro dia, coma uma boa fonte de carboidrato (que te dará energia) e uma proteína leve, outra opção interessante é um prato de macarrão (alimentos integrais mantém a saciedade por mais tempo) com um frango desfiado ou um filé de peixe grelhado.

Não vá para a prova do Enem em jejum, pois o exame além de ter cinco horas de duração exige muito de seu cérebro e de seu corpo, e sem alimento os mesmos não irão funcionar bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.