UFRJ divulga número de vagas disponíveis do SISU 2022

Na 1ª seleção do ano do Sisu 2022 (Sistema de Seleção Unificada) a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) vai oferecer um número de mais 5 mil vagas. São vários cursos de graduação que contam com as modalidades de ingresso de ampla concorrência e do sistema de reserva de vagas (cotas).

Considerando isso, a Universidade Federal do Rio de Janeiro já divulgou a oferta de vagas disponíveis para o Sisu do ano que vem, 2022.

O total é de 5.223 vagas, sendo que destas vagas, o quantitativo de 2.595 vagas são destinadas para a modalidade de ampla concorrência, e as outras 2.628 vagas são direcionadas para os estudantes da rede pública de ensino.

UFRJ no SISU 2022

Podem participar do processo seletivo da UFRJ Sisu 2022 apenas aqueles que fizeram o Enem do ano de 2021 (ou seja, a última edição). Esse requisito é importante por que o Sisu, de uma forma geral, faz o uso das notas apenas da edição mais recente da prova.

Mas atenção! No SISU, cada instituição de ensino pode inserir as suas próprias regras, o que faz com que os requisitos possam variar de uma universidade para outra, bem como as diretrizes e a forma de avaliação dos candidatos.

No caso específico da UFRJ, existem pesos diferentes para concorrer para cada curso.

Para o curso de Medicina por exemplo, as notas da Prova de Redação e da prova de Ciências da Natureza tem peso 4, enquanto a prova de Linguagens e Matemática conta com peso 2 e a prova de Ciências Humanas tem o menor peso de avaliação para este curso, peso 1.

Além disso, é importante lembrar que o curso de medicina que é ofertado pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) conta com a maior nota de corte de todo o país no Sisu 2021.2. Nesse período letivo, a nota de corte do curso de Medicina da UFRJ foi de 824,40.

Em resumo, isso significa dizer que para ser aprovado no curso de Medicina da UFRJ, os estudantes precisaram, ao menos no semestre passado, tirar uma nota de ENEM de, no mínimo, 824,40.

Para consultar maiores informações sobre como vai funcionar o Sisu na UFRJ em 2022, é só clicar no Termo de Adesão. Clique aqui para acessar.

SISU 2022

Todos os anos, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) recebe a inscrição de instituições públicas de ensino que tenham a oferta de vagas para os estudantes que fizeram a prova mais recente do Enem.

O Sisu é responsável por cuidar de todo o procedimento de inscrição e de seleção dos estudantes ingressantes. A seleção é feita a partir das notas de corte, sendo que cada curso conta com a sua própria nota mínima.

Vale lembrar também que a nota de corte depende do próprio desempenho dos estudantes. Se em um ano, a nota média dos estudantes aumenta, a nota de corte também aumentará consequentemente. E se em outro período, a nota média dos estudante diminui, a nota de corte diminuirá também por consequência.

Além disso, a própria instituição pode definir pesos diferentes para cada disciplina, o que influencia diretamente na nota de corte de cada curso. Essa é uma espécie de autonomia que as instituições de ensino possuem dentro do sistema do Sisu.

Cada candidato pode escolher 2 (duas) opções de curso. Além disso, o candidato também pode se inscrever para fazer parte das chamadas listas de espera.

De um modo geral, são feitas 2 (duas) seleções por ano. Uma seleção no início de cada semestre letivo. E para estar aptos a participar dos processos seletivos, é preciso não ter tirado nota zero na Prova de Redação do ENEM.

É também importante dedicar um tempo para observar as notas de corte, uma vez que elas são calculadas com base no número de vagas disponíveis e, principalmente, no total de candidatos que se inscreveram no curso.

Lembrando ainda que as notas de corte são apenas um parâmetro para o candidato. Ou seja, as notas mínimas não garantem que o estudante vai, de fato, ser selecionado para o seu curso de interesse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.