EnemNoticias

Enem 2021: confira dicas para a prova de Ciências da Natureza

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continuam neste próximo final de semana, no dia 28 de novembro. Milhões de candidatos farão 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática. No dia 21 de novembro, os candidatos elaboraram uma redação com o tema “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” e responderam a 45 questões de Linguagens e 45 questões de Humanas.

Na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que é aplicada no segundo dia, as questões relacionadas ao dia a dia aparecem com mais frequência, distribuídas entre as 45 questões que englobam as disciplinas química, física e biologia.

A resolução de muitas das questões é possível a partir de conhecimento empírico, aquele adquirido por meio de observações e experiências do dia a dia. Os professores acreditam que a prova do Enem se torne um pouco mais difícil a cada ano, devido à relevância que tem ganhado como porta de entrada única em importantes universidades. De qualquer forma, alguns conteúdos são prováveis de aparecerem.

Publicidade

Meio Ambiente no Enem

Um dos temas frequentes nas provas do Enem é meio ambiente. Assuntos relacionando o ser humano com questões ambientais são comum, como ecologia e impacto ambiental, além de temas que envolvam saúde, como grupos de parasitas. Sendo assim, recomenda-se fazer uma revisão dos vetores de doenças pelas diferentes regiões do Brasil. Aproveite para ler nosso material sobre Controle Biológico e ver a questão já cobrada deste tema no Enem. Outro tema que pode ser abordado na próxima prova é o Desastre Ambiental da Barragem em Mariana e o rompimento da barragem de Brumadinho, que provocou danos ao patrimônio histórico, além de vários outros impactos ambientais decorrente da lama liberada pelo rompimento. A partir de 2016 diversas questões abordaram o rompimento da barragem de Mariana.

Temas de Química cobrados no Enem

Quando se trata da química abordada na prova do Enem, apenas alguns conhecimentos básicos são necessários, como o reconhecimento de funções orgânicas, a solubilidade dos compostos em água, cálculos estequiométricos e mudanças de estado físico.

Publicidade

Temas como chuva ácida e gases estufas são frequentemente cobrados. Um outro aspecto importante é a interpretação de gráficos, bastante abordada na questões.

Temas de Física cobrados no Enem

Em se tratando da tão temida física, os temas mais frequentes são mecânica e energia. A produção de energia em usinas é muito abordada, além de situações diárias, como por exemplo, a interpretação de uma conta de luz (entender os kW.h). Energia térmica deve merecer atenção do candidato, relacionando-a ao calor nas grandes cidades e mudanças climáticas. Ou seja, é interessante verificarmos tipos de usina que são utilizados no território nacional.

E a dica mais importante quando se diz respeito ao Enem: contextualize o conteúdo das disciplinas. A leitura de jornais e assistir noticiários auxilia e muito na realização da prova, pois o exame busca contemplar as relações entre atualidades e sala de aula.

Temas de Biologia cobrados no Enem

O ponto forte da Biologia no Enem é, sem dúvida, a parte relacionada com Ecologia (conceitos básicos; componentes de um ecossistema; relações ecológicas; ciclos biogeoquímicos) e a parte de Problemas Ambientais (aquecimento global; eutrofização; desmatamento; lixo…).

É importante ressaltar que o Enem não cobra somente o problema ocasionado pelo descarte do lixo ou pelo lançamento de um esgoto. Em muitas das questões, o que se busca são as soluções para os problemas, conforme a habilidade H4 da Matriz do Enem (H4 – Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade).

A parte de Citologia também deve ser observada com bastante atenção. Não raro, aparecem questões envolvendo transporte pela membrana e, no Enem 2013, apareceram duas questões sobre organelas citoplasmáticas.

Também frequente são as questões envolvendo ácidos nucleicos e as novas tecnologias envolvendo DNA, como a clonagem e a transgenia.

Já na área da Imunologia, destaque para Soro e Vacina. Nas últimas 5 provas do Enem, sempre apareceu alguma questão sobre o assunto. Para maior precaução, vale a pena ler sobre ação de antibióticos.

Para encerrar os tópicos sempre frequentes, é interessante dedicar uns momentos para as teorias evolutivas (Lamarquismo; Darwinismo e Neodarwinismo), bem como não deixar de focar as principais doenças estudadas no ensino médio (AIDS, dengue, febre amarela, malária, leishmaniose, doença de chagas, disenteria amebiana, ascaridíase, amarelão, elefantíase e teníase/cisticercose).

Já a Botânica, os grandes grupos de animais, as histologias (exceto tecido sanguíneo) e a genética não são muito abordadas nas provas do Enem (mas aparece!).

E a dica mais importante quando se diz respeito ao Enem: contextualize o conteúdo das disciplinas. A leitura de jornais e assistir noticiários auxilia e muito na realização da prova, pois o exame busca contemplar as relações entre atualidades e sala de aula.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *