EnemNoticias

Inscrições do Enem 2021 se encerram nesta quarta (14)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2021, foram abertas no último dia 30 de junho de 2021. Os estudantes de todo o Brasil puderam assim fazer as suas respectivas inscrições nesta que é a prova mais popular do país para quem quer ingressar no Ensino Superior. O prazo para os candidatos se inscreverem termina nesta quarta-feira, dia 14 de julho.

A taxa de inscrição no Enem 2021 é de R$ 85 reais. O pagamento da taxa de inscrição do Enem deve ser feito por todos os estudantes que não foram aprovados no pedido de isenção. Nesse sentido, o pagamento é feito por meio de uma Guia de Recolhimento da União. Ou seja, uma GRU. Lembrando que as inscrições do Enem 2021 devem ser feitas no site oficial do INEP, por meio da Página do Participante.

Nesse momento de reta final das inscrições para o Enem 2021, o estudante não tem mais a possibilidade de pedir a isenção da taxa de inscrição de R$ 85 reais. Isso por que o período da solicitação de isenção da taxa de inscrição foi encerrado no mês de maio. Ou seja, o tempo definido para a realização dos pedidos de isenção sempre acontece cerca de um mês antes do período de inscrições, assim como aconteceu nos anos anteriores. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já divulgou a lista de beneficiados com a isenção da taxa de inscrição no Enem 2021.

Publicidade

Vale lembrar que mesmo os estudantes que não vão precisar pagar a taxa de inscrição do Enem 2021 precisam fazer a sua inscrição normalmente, com a única diferença de não precisarem pagar a GRU de cobrança.

Provas do Enem 2021

As provas do Enem 2021 vão ser aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro deste ano, tanto para a versão impressa da prova quanto para o Enem digital. As provas do Enem impresso e do Enem digital possuem a mesma estrutura de avaliação, que são os 4 (quatro) cadernos de perguntas e 1 prova de redação. Nesse sentido, a diferença entre os dois modelos está no formato de aplicação e não no conteúdo da prova.

Publicidade

Cada prova vai ter 45 perguntas de múltipla escolha. No caso do Enem digital, o estudante fará as questões por meio da tela do computador, com exceção da redação, que será realizada de forma impressa, seguindo os mesmos moldes de aplicação para as duas modalidades da prova. Ou seja, até mesmo no Enem digital, a prova de redação é realizada diretamente no papel, seguindo o mesmo molde de correção para as duas versões da prova.

No 1º dia do Enem 2021 vão ser aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e de ciências humanas e suas tecnologias, para além da prova de redação. Lembrando que a aplicação regular da prova vai ter 5 horas e 30 minutos de duração total.

No 2º dia do Enem 2021, as provas a serem aplicadas vão ser de ciências da natureza e suas tecnologias, e de matemática e suas tecnologias. Nesse segundo dia de aplicação do Enem 2021, o tempo de duração é um pouco menor do que o primeiro dia. Nesse caso, a aplicação regular da prova vai ter 5 horas de duração total. A diferença de 30 minutos entre o primeiro e o segundo dia do Enem 2021 se deve especialmente à aplicação da prova de redação no 1º domingo de realização da avaliação, da mesma forma como também aconteceu nos anos anteriores.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *