EnemNoticias

Quando saem as notas do Enem 2021? Confira

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021 estarão disponíveis a partir da sexta-feira, do dia 11 de fevereiro de 2022. Os estudantes inscritos no exame poderão acessar os seus resultados por meio da Página do Participante.

A assessoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já confirmou que a divulgação das notas vai realmente acontecer nesta data. Mas, no entanto, a assessoria do instituto deixou claro que ainda não há um horário definido para que as informações estejam disponíveis e acessíveis para os estudantes no site do Inep.

As provas das versões impressa e digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 foram aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021. No primeiro dia do exame os participantes elaboraram uma redação — de no máximo 30 linhas — e fizeram duas provas objetivas, com 45 questões em cada área do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. O tema da redação do Enem 2021 foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

Publicidade

Os resultados que foram alcançados pelos estudantes nas provas vão poder ser aplicados em programas de acesso ao ensino superior que são oferecidos pelo Ministério da Educação – MEC, além dos programas próprios que algumas universidades, sejam públicas ou privadas, mantêm.

Inscrições do SISU 2022

Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um dos programas mais populares de acesso ao ensino superior no Brasil. Esse é um programa em que as vagas ofertadas são de universidades públicas, onde não há a cobrança de mensalidade para os estudantes.

Publicidade

Por meio do sistema do SISU, um conjunto amplo de universidades públicas de ensino superior oferece vagas para os estudantes inscritos na última edição do ENEM, desde que tenham tirado uma nota maior do que ZERO na Prova de Redação e que não tenham participado da prova na condição de treineiro. Pois em qualquer um destes dois casos que foram citados anteriormente, o estudante não tem o direito de concorrer a uma vaga em uma universidade por meio do Sisu.

Calendário SISU 2022

  • Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
  • Resultado: 22 de fevereiro
  • Matrícula: 23 a 28 de fevereiro
  • Lista de espera: 22 a 28 de fevereiro (manifestar interesse em participar).

Dentro do SISU, o candidato a uma vaga na universidade tem o direito de escolher até 2 (duas) opções de cursos. E para além disso, também há o sistema de cotas, definido pela Lei nº 12.711, de 2021, dentre outras normativas que foram aprovadas na última década com o objetivo de garantir a presença de estudantes de escolas públicas nas universidades que também são mantidas pelo Poder Público.

No caso dos candidatos que não forem aprovados na 1ª ou na 2ª opção de curso, vai haver a possibilidade de manifestar o interesse em participar da chamada Lista de Espera.

Inscrições Fies 2022

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um fundo de financiamento que permite que as pessoas estudem e paguem a faculdade somente depois de formadas. Esse é um programa que possibilita o pagamento posterior de uma faculdade, para o momento em que o profissional já estiver inserido no mercado de trabalho.

Diferentemente dos outros dois programas que foram citados anteriormente, as inscrições para o Fies 2022 somente serão abertas no mês de março de 2022.

Calendário do FIES 2022

  • Inscrições: 8 a 11 de março

Neste ano de 2022, o Fies está com a oferta de um total de 110.925 vagas.

  • Resultado dos pré-selecionados em chamada única: 15 de março
  • Complementação da inscrição:
    16 a 18 de março (para pré-selecionados na chamada única)
    16 de março a 28 de abril (de pré-selecionados por meio da lista de espera).

Inscrições ProUni 2022

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é outro programa muito popular entre os candidatos a uma vaga no ensino superior. Esse é um programa que oferece bolsas parciais e bolsas integrais para os estudantes. Nesse sentido, as bolsas podem ser de 50% e 100%.

Assim como o SISU 2022, as inscrições do ProUni 2022 também vão ser abertas no mês de fevereiro.

Calendário ProUni 2022

  • Inscrições: 22 a 25 de fevereiro
  • Resultado dos pré-selecionados:
    1ª chamada – 2 de março
    2ª chamada – 21 de março
  • Comprovação das informações da inscrição:
    1ª chamada – 3 a 14 de março
    2ª chamada – 21 a 29 de março
  • Lista de espera:
    4 e 5 de abril (manifestar interesse em participar)
    7 de abril (divulgação dos pré-selecionados em lista de espera)
    8 a 13 de abril (comprovação das informações dos pré-selecionados em lista de espera).

Como fazer a inscrição nos programas?

As inscrições para o SISU, ProUni e Fies devem ser feitas exclusivamente pela internet, diretamente no site do MEC.

No caso do SISU e do ProUni, a nota utilizada é da última edição do Enem. Porém, no caso do Fies, é possível usar a nota do Enem das edições de 2010 até 2021.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *