Que dia sai a nota do Enem 2021? Confira

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021 estarão disponíveis a partir da sexta-feira, do dia 11 de fevereiro de 2022. Os estudantes inscritos no exame poderão acessar os seus resultados por meio da Página do Participante.

A assessoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já confirmou que a divulgação das notas vai realmente acontecer nesta data. Mas, no entanto, deixou claro que ainda não há um horário definido para que as informações estejam disponíveis e acessíveis para os estudantes no site do Inep.

As provas das versões impressa e digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 foram aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021. No primeiro dia do exame os participantes elaboraram uma redação — de no máximo 30 linhas — e fizeram duas provas objetivas, com 45 questões em cada área do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. O tema da redação do Enem 2021 foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

O exame foi reaplicado nos dias 9 e 16 de janeiro, pelo Inep. Nestas datas, foram aplicadas as provas para os participantes que se inscreveram após nova oportunidade, destinada aos isentos da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020, e para as Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021. O tema da redação da segunda aplicação foi o Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil.

Os resultados que foram alcançados pelos estudantes nas provas vão poder ser aplicados em programas de acesso ao ensino superior que são oferecidos pelo Ministério da Educação – MEC, além dos programas próprios que algumas universidades, sejam públicas ou privadas, mantêm.

O exame adquiriu tamanha importância ao ponto de hoje ser obrigatória sua realização para aqueles candidatos que desejam participar do Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Inscrições do SISU 2022

Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um dos programas mais populares de acesso ao ensino superior no Brasil. Esse é um programa em que as vagas ofertadas são de universidades públicas, onde não há a cobrança de mensalidade para os estudantes. Por meio do sistema, um conjunto amplo de universidades públicas de ensino superior oferece vagas para os estudantes inscritos na última edição do ENEM, desde que tenham tirado uma nota maior do que ZERO na Prova de Redação e que não tenham participado da prova na condição de treineiro.

Calendário SISU 2022

  • Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
  • Resultado: 22 de fevereiro
  • Matrícula: 23 a 28 de fevereiro
  • Lista de espera: 22 a 28 de fevereiro (manifestar interesse em participar).

Dentro do SISU, o candidato a uma vaga na universidade tem o direito de escolher até 2 (duas) opções de cursos. E para além disso, também há o sistema de cotas, definido pela Lei nº 12.711, de 2021, dentre outras normativas que foram aprovadas na última década com o objetivo de garantir a presença de estudantes de escolas públicas nas universidades que também são mantidas pelo Poder Público.

No caso dos candidatos que não forem aprovados na 1ª ou na 2ª opção de curso, vai haver a possibilidade de manifestar o interesse em participar da chamada Lista de Espera.

Inscrições Fies 2022

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um fundo de financiamento que permite que as pessoas estudem e paguem a faculdade somente depois de formadas. Esse é um programa que possibilita o pagamento posterior de uma faculdade, para o momento em que o profissional já estiver inserido no mercado de trabalho. Neste ano de 2022, o Fies está com a oferta de um total de 110.925 vagas.

Calendário do FIES 2022

  • Inscrições: 8 a 11 de março
  • Resultado dos pré-selecionados em chamada única: 15 de março
  • Complementação da inscrição:
    16 a 18 de março (para pré-selecionados na chamada única)
    16 de março a 28 de abril (de pré-selecionados por meio da lista de espera).

Inscrições ProUni 2022

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é outro programa muito popular entre os candidatos a uma vaga no ensino superior. Esse é um programa que oferece bolsas parciais e bolsas integrais para os estudantes. Nesse sentido, as bolsas podem ser de 50% e 100%.

Assim como o SISU 2022, as inscrições do ProUni 2022 também vão ser abertas no mês de fevereiro.

Calendário ProUni 2022

  • Inscrições: 22 a 25 de fevereiro
  • Resultado dos pré-selecionados:
    1ª chamada – 2 de março
    2ª chamada – 21 de março
  • Comprovação das informações da inscrição:
    1ª chamada – 3 a 14 de março
    2ª chamada – 21 a 29 de março
  • Lista de espera:
    4 e 5 de abril (manifestar interesse em participar)
    7 de abril (divulgação dos pré-selecionados em lista de espera)
    8 a 13 de abril (comprovação das informações dos pré-selecionados em lista de espera).

Como fazer a inscrição nos programas?

As inscrições para o SISU, ProUni e Fies devem ser feitas exclusivamente pela internet, diretamente no site do MEC.

No caso do SISU e do ProUni, a nota utilizada é da última edição do Enem. Porém, no caso do Fies, é possível usar a nota do Enem das edições de 2010 até 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.