EnsinoNoticias

Como é o Provão Paulista?

O  Provão Paulista, uma iniciativa do Governo de São Paulo em parceria com as universidades estaduais paulistas e a Fundação Vunesp, veio para revolucionar a forma de ingresso nas instituições de ensino superior do estado para os estudantes do ensino médio da rede pública.

Com provas seriadas aplicadas ao final de cada série do ensino médio, esse exame visa avaliar os conhecimentos e habilidades dos estudantes nas diversas áreas do conhecimento.

Datas e Detalhes do Provão Paulista 2023

As datas de aplicação do Provão Paulista para o ano de 2023 já foram adiadas, proporcionando aos estudantes a oportunidade de se prepararem adequadamente.

Publicidade

Os alunos da 3ª série do ensino médio, que fariam o exame nos dias 28 e 29, agora participarão nos dias 29 e 30 de novembro, quarta e quinta-feira.

Alunos da 1ª e 2ª séries, que fariam a prova originalmente nos dias 30 de novembro (quinta) e 1º de dezembro (sexta), tiveram os testes transferidos para os dias 1º (sexta) e 4 de dezembro (segunda). A alteração de data vale para todos os municípios do estado.

Publicidade

Confira aqui o novo calendário do Provão Paulista

  • 29 e 30 de novembro: alunos da 3ª série do ensino médio
  • 1 e 4 de dezembro: alunos da 1ª e 2ª séries do ensino médio

O exame será aplicado em diferentes datas, dependendo da série do ensino médio:

  • Para os alunos da 1ª série do ensino médio, as provas ocorrerão nos dias 1° e 04 de dezembro, das 13h às 17h. O exame contará com 40 questões de múltipla escolha, abrangendo 10 questões de linguagens e suas tecnologias, 10 de matemática e suas tecnologias, 10 de ciências da natureza e suas tecnologias, e 10 de ciências humanas e sociais e suas tecnologias.
  • Os alunos da 2ª série do ensino médio também terão suas provas nos dias 1º e 04 de dezembro de 2023, das 13h às 17h. Da mesma forma, o exame compreenderá 40 questões de múltipla escolha, distribuídas nas mesmas áreas de conhecimento.
  • Já para os estudantes da 3ª série do ensino médio, as provas serão realizadas nos dias 29 e 30 de novembro de 2023, das 8h às 12h.

Organização das provas

  • O primeiro dia de exame abrangerá 40 questões de múltipla escolha, sendo 20 de linguagens e suas tecnologias e 20 de ciências da natureza e suas tecnologias.
  • No segundo dia, os alunos enfrentarão mais 40 questões de múltipla escolha, com 20 questões de matemática e suas tecnologias e 20 de ciências humanas e sociais e suas tecnologias.
  • Além disso, os estudantes deverão elaborar uma redação, que será avaliada por dois avaliadores independentes.

Número de Vagas e Instituições Participantes

O Provão Paulista oferece um total de 15.369 vagas, distribuídas em diversas instituições de ensino superior, proporcionando aos alunos uma ampla variedade de opções para sua futura graduação:

  • Universidade de São Paulo (USP): Disponibiliza 1.500 vagas em cursos de destaque, como medicina, direito, engenharia, psicologia, entre outros.
  • Universidade Estadual Paulista (Unesp): Oferece 934 vagas em cursos renomados, como odontologia, veterinária, arquitetura, jornalismo, entre outros.
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): Conta com 325 vagas em cursos como farmácia, física, música, pedagogia, entre outros.
  • Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp): Disponibiliza 2.620 vagas em cursos como licenciatura em matemática, bacharelado em tecnologia da informação, licenciatura em pedagogia, entre outros.
  • Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatec): São oferecidas 10.000 vagas em cursos como análise e desenvolvimento de sistemas, gestão empresarial, logística, entre outros.

Orientações para os Dias de Prova

Durante os dias de realização do Provão Paulista, os estudantes devem seguir algumas orientações importantes:

  • Chegar com antecedência ao local de prova.
  • Apresentar documento de identificação com foto.
  • Levar caneta esferográfica na cor preta com tubo transparente.
  • Celulares e outros equipamentos eletrônicos, como fones, tablets e smartwatches, estão estritamente proibidos nas salas de aula durante a realização do exame.
  • Lanches leves e garrafa de água são permitidos para garantir o conforto dos estudantes.
  • É aconselhável também levar álcool em gel para higienização das mãos, reforçando as medidas de segurança em tempos de pandemia.
  • Vestir roupas confortáveis e apropriadas para a realização das provas, garantindo o bem-estar durante o exame.

O Provão Paulista surge como uma alternativa inovadora para democratizar o acesso ao ensino superior, proporcionando oportunidades igualitárias para os alunos da rede pública do ensino médio no estado de São Paulo.

Com a divulgação das datas e detalhes do exame para o ano de 2023, os estudantes agora têm tempo para se preparar e buscar seu lugar nas universidades estaduais paulistas. Fique atento às informações e boa sorte!

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *