EsporteNoticias

UFMG e Cruzeiro fecham parceria para formar novos atletas

O Cruzeiro, o Instituto Palestra Itália (IPITA) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do Centro de Treinamento Esportivo da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, fecharam uma parceria para a formação esportiva, educacional, social e cultural de atletas na modalidade de Atletismo, olímpico e paraolímpico.

Nesse sentido, todo o processo de formação e desenvolvimento, que terá o IPITA como principal gestor, vai acontecer na estrutura física do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, que está localizado na região da Pampulha.

Este espaço esportivo, portanto, vai oferecer uma série de treinamentos e de oportunidades de participação em competições oficiais para os atletas.

Publicidade

O projeto em questão deve atender adolescentes e jovens, dos sexos feminino e masculino, com faixa etária entre 14 e 20 anos de idade, advindas das diversas camadas sociais da cidade de Belo Horizonte, bem como da região metropolitana.

Em resumo, por meio deste projeto, os atletas vão ter a oportunidade única de participar de competições oficiais do estado e fora dele.

Publicidade

De acordo com Sérgio Fonseca, que é o diretor do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, “após vários meses de negociação, o CTE da UFMG, o Instituto Palestra Itália e o Cruzeiro celebram esse Termo de Cooperação com o principal objetivo de desenvolver o atletismo de Minas Gerais. Três grandes organizações mineiras vão trabalhar, nos próximos anos, para permitir que jovens talentos cresçam pessoal e profissionalmente“.

Ainda de acordo com as palavras do diretor do CTE UFMG: “O CTE da UFMG reconhece, nessa cooperação, um agente transformador da realidade do atletismo no estado de Minas Gerais, assim como a oportunidade para que os jovens de condições socioeconômicas desfavoráveis encontrem um suporte técnico, moral, psicológico e social para o desenvolvimento das suas potencialidades“.

Sobre o CTE da UFMG

O Centro de Treinamento Esportivo é um órgão complementar da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

A estrutura do centro foi construída por meio de uma parceria especial com o Governo do Estado de Minas Gerais.

No ano de 2016, a sua estrutura recebeu delegações estrangeiras em preparação para a Olimpíada do Rio de Janeiro (RJ).

Atualmente, o CTE UFMG é uma referência nacional na detecção, no desenvolvimento e no aperfeiçoamento de talentos esportivos, bem como na disseminação de métodos de treinamento e geração de conhecimento científico multidisciplinar nas ciências do esporte.

Os projetos que são desenvolvidos pelo CTE/UFMG contemplam tanto os atletas que são de alto rendimento quanto as crianças e os adolescentes, incluindo aqueles que se encontram em condição de vulnerabilidade social.

Além disso, os professores e os estudantes de graduação, incluindo mestrados e doutorados da universidade, também podem ter participação ativa nestas atividades.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *