EsporteNoticias

UFMG e Cruzeiro fecham parceria para formar novos atletas

O Cruzeiro, o Instituto Palestra Itália (IPITA) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do Centro de Treinamento Esportivo da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, fecharam uma parceria para a formação esportiva, educacional, social e cultural de atletas na modalidade de Atletismo, olímpico e paraolímpico.

Nesse sentido, todo o processo de formação e desenvolvimento, que terá o IPITA como principal gestor, vai acontecer na estrutura física do Centro de Treinamento Esportivo (CTE) da UFMG, que está localizado na região da Pampulha.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Este espaço esportivo, portanto, vai oferecer uma série de treinamentos e de oportunidades de participação em competições oficiais para os atletas.

O projeto em questão deve atender adolescentes e jovens, dos sexos feminino e masculino, com faixa etária entre 14 e 20 anos de idade, advindas das diversas camadas sociais da cidade de Belo Horizonte, bem como da região metropolitana.

Publicidade

Em resumo, por meio deste projeto, os atletas vão ter a oportunidade única de participar de competições oficiais do estado e fora dele.

De acordo com Sérgio Fonseca, que é o diretor do Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, “após vários meses de negociação, o CTE da UFMG, o Instituto Palestra Itália e o Cruzeiro celebram esse Termo de Cooperação com o principal objetivo de desenvolver o atletismo de Minas Gerais. Três grandes organizações mineiras vão trabalhar, nos próximos anos, para permitir que jovens talentos cresçam pessoal e profissionalmente“.

Publicidade

Ainda de acordo com as palavras do diretor do CTE UFMG: “O CTE da UFMG reconhece, nessa cooperação, um agente transformador da realidade do atletismo no estado de Minas Gerais, assim como a oportunidade para que os jovens de condições socioeconômicas desfavoráveis encontrem um suporte técnico, moral, psicológico e social para o desenvolvimento das suas potencialidades“.

Sobre o CTE da UFMG

O Centro de Treinamento Esportivo é um órgão complementar da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG.

A estrutura do centro foi construída por meio de uma parceria especial com o Governo do Estado de Minas Gerais.

No ano de 2016, a sua estrutura recebeu delegações estrangeiras em preparação para a Olimpíada do Rio de Janeiro (RJ).

Atualmente, o CTE UFMG é uma referência nacional na detecção, no desenvolvimento e no aperfeiçoamento de talentos esportivos, bem como na disseminação de métodos de treinamento e geração de conhecimento científico multidisciplinar nas ciências do esporte.

Os projetos que são desenvolvidos pelo CTE/UFMG contemplam tanto os atletas que são de alto rendimento quanto as crianças e os adolescentes, incluindo aqueles que se encontram em condição de vulnerabilidade social.

Além disso, os professores e os estudantes de graduação, incluindo mestrados e doutorados da universidade, também podem ter participação ativa nestas atividades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *