Fies

FIES 2023: renegociações pela Caixa alcançam R$ 5 bilhões

A Caixa Econômica Federal (CEF) atingiu um marco expressivo na renegociação de dívidas do Financiamento Estudantil (Fies), com um total de R$ 5 bilhões renegociados até esta quinta-feira (21).

Esta iniciativa é um alívio significativo para cerca de 110 mil estudantes, que agora podem regularizar seus contratos e remover seus nomes, bem como os de seus fiadores, de cadastros restritivos.

Essa renegociação é uma oportunidade para estudantes com contratos assinados até 2017. Eles podem aderir ao programa de renegociação até 31 de maio de 2024, considerando a posição de atraso da dívida em 30 de junho de 2023. Os descontos oferecidos podem chegar a até 99% do valor total da dívida, variando conforme o tempo de atraso e o perfil do devedor.

Publicidade

Leia também:

O presidente da Caixa, Carlos Vieira, ressaltou a importância dessa medida para a autonomia financeira dos estudantes. “Essa renegociação é fundamental para que cerca de 110 mil pessoas possam começar 2024 sem dívidas, com seus nomes limpos. Isso está alinhado com o propósito da Caixa de apoiar a transformação da vida dessas pessoas”, disse ele em nota. A renegociação, que também inclui o Banco do Brasil (BBAS3), foi iniciada em novembro.

Publicidade

Além de beneficiar os estudantes diretamente, essa medida tem um impacto positivo na economia, pois permite que os jovens retomem seus projetos de vida e carreira sem o peso das dívidas educacionais. Isso também contribui para a melhoria da saúde financeira dos estudantes e de suas famílias, que muitas vezes são co-responsáveis pelos empréstimos.

Para muitos estudantes, o Fies é uma ferramenta essencial para acessar a educação superior. No entanto, as dificuldades financeiras enfrentadas após a graduação podem tornar o pagamento das dívidas um desafio. A renegociação oferecida pela Caixa é, portanto, um passo importante para garantir que a educação superior seja um investimento viável e sustentável a longo prazo.

Os estudantes interessados em renegociar suas dívidas do Fies devem acessar o site da Caixa ou do Banco do Brasil para mais informações sobre o processo. Esta é uma oportunidade única para regularizar a situação financeira e seguir em frente com menos preocupações financeiras.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *