Fies

MEC divulga mudanças para o Fies 2024

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou em uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (16) que o edital do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o ano de 2024 não será divulgado nos próximos dias.

O programa, que oferece financiamento para cursos de graduação em instituições particulares, está passando por significativas mudanças, e a previsão é de que as inscrições sejam abertas no mês de março.

Santana enfatizou a importância de fortalecer as políticas de assistência estudantil para garantir a permanência dos estudantes na educação superior.

Publicidade

O anúncio vem em meio a uma série de reformulações que visam aprimorar o Fies e torná-lo mais acessível aos jovens que buscam cursar o ensino superior.

O ministro revelou que a proposta do chamado “Novo Fies” já está pronta e que a intenção é finalizar as mudanças do programa até o final deste mês.

Publicidade

O Novo Fies tem como objetivo permitir que os beneficiários do programa possam custear seus cursos de graduação na totalidade, em vez de forma parcial, e também proporcionar uma forma de pagamento da dívida mais favorável aos estudantes.

Fies

O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece financiamento para o pagamento das mensalidades de cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas.

Quem pode participar?

Para participar do Fies, os estudantes precisam ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer edição desde 2010, não ter zerado a redação do exame, obter uma média de pelo menos 450 pontos nas cinco provas do Enem, e possuir renda familiar mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

O Fies costuma abrir inscrições duas vezes ao ano, no início de cada semestre, permitindo que os candidatos utilizem suas notas do Enem para concorrer ao financiamento.

A expectativa é que as mudanças anunciadas por Camilo Santana tragam melhorias significativas ao programa, tornando-o ainda mais acessível aos estudantes que buscam oportunidades de ensino superior.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *