Benefícios SociaisNoticias

INSS: Conheça 7 doenças que dão direito a Aposentadoria por Invalidez

A Aposentadoria por Invalidez é um benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que é direcionado para o trabalhador que se encontra em uma situação permanente de incapacidade de exercer as suas atividades de trabalho, sem que exista a possibilidade de readequá-lo para uma outra função.

Na verdade, existe uma lista completa de doenças que podem acabar dispensando a exigência do período de carência para o recebimento da chamada Aposentadoria por Invalidez do INSS, de acordo com o que está disposto no artigo 151 da Lei 8.213 de 1991 e também de acordo com o que consta no Anexo XLV, da IN 77 de 2015.

Obviamente, se trata de uma lista que atualmente conta com algumas enfermidades que são bastante conhecidas entre a população brasileira, enquanto outras nem tanto. E para saber um pouco mais sobre esta lista de doenças elencadas pelo INSS, confira 7 (sete) destas doenças que dão o direito de uma pessoa receber a Aposentadoria por Invalidez do INSS logo a seguir.

Publicidade
  1. HIV / AIDS

HIV nada mais é do que a sigla em inglês para se referir ao vírus da imunodeficiência humana. É, portanto, o vírus causador da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida). Um vírus que ataca diretamente o sistema imunológico do indivíduo que o contrai. Lembrando que o sistema imunológico é o sistema do nosso corpo que tem a responsabilidade de proteger o nosso organismo de diversas doenças que podem atingi-lo. No caso do vírus da AIDS, as células que mais sofrem são os linfócitos do tipo T CD4+.

  1. Doença de Parkinson

A Doença de Parkinson, Mal de Parkinson, ou simplesmente Parkinson, se trata de um distúrbio do sistema nervoso central que afeta os movimentos do corpo, o que pode incluir, em muitos casos, a ocorrência de tremores pelo corpo.

Publicidade

Alguns danos nas células nervosas do cérebro fazem com que os níveis de dopamina no corpo diminuam consideravelmente, o que acaba por causar os sintomas do Parkinson.

  1. Hanseníase

A Hanseníase é causada por uma bactéria que tem o nome de Mycobacterium Leprae e atinge, de uma forma majoritária, a pele e alguns nervos periféricos, fazendo com que o paciente sofra alguns prejuízos corporais. Tais como, por exemplo, a perda da força muscular e a sensibilidade do tato e de dores de diversos tipos.

  1. Epilepsia

A Epilepsia é uma doença neurológica do sistema nervoso central em que a atividade do cérebro, assim como os impulsos elétricos dos neurônios e os sinais químicos cerebrais se tornam fora do normal, o que deixa a atividade do corpo parcialmente desordenada, causando uma série de sintomas. Tais como convulsões, movimentos descontrolados pelo corpo e até mesmo alterações significativas de comportamento.

  1. Alienação Mental

A Alienação Mental é um termo relativamente novo. E é por isso que muitas pessoas pouco o conhecem ou nem mesmo ouviram falar do assunto. E em muitos casos, o termo é utilizado pelo campo judiciário no processo de análise de indivíduos.

Basicamente, o termo Alienação Mental se refere a todo caso de distúrbio mental ou neuromental grave e persistente, o qual estando esgotados os meios habituais de tratamento, houve uma alteração completa ou considerável da personalidade comum de um indivíduo, comprometendo dessa forma os seus juízos de valor e a sua percepção do mundo.

  1. Esclerose Múltipla

A Esclerose Múltipla é uma doença neurológica, progressiva, crônica e autoimune. Ou seja, isso significa que as células de defesa do corpo atacam o próprio sistema nervoso, como se ele não fosse pertencente ao organismo de quem sofre com essa doença. E isso acaba por causar uma série de lesões no cérebro e na medula.

  1. Novo Coronavírus (Covid 19)

Nos casos mais extremos de complicações que foram causadas pelo novo coronavírus, o indivíduo também tem o direito de fazer uma solicitação de Aposentadoria por Invalidez para o INSS.

Nesse sentido, cada caso deve ser analisado separadamente. A simples contração do novo coronavírus não garante o pagamento do benefício. Mas a depender do estado de saúde do indivíduo que o contraiu, é possível relatar a situação de doença para o INSS e assim conseguir uma resposta positiva em relação a este tipo de solicitação em específico.

Existem várias outras doenças que podem garantir o direito de recebimento da Aposentadoria por Invalidez do INSS. As 7 (sete) doenças que foram citadas anteriormente são apenas uma parte delas.

Mas então, como solicitar este benefício para o INSS?

Para solicitar a Aposentadoria por Invalidez para o INSS, é preciso entrar em contato com o instituto e marcar um atendimento. Isso pode ser feito pelos seguintes canais de atendimento:

  • Site oficial do INSS na Internet (inss.gov.br)
  • Aplicativo Meu INSS (disponíveis para os sistemas operacionais Android e iOS)

Por meio do telefone 135 (Central de Atendimento do INSS)

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *