Pé-de-Meia

Pé-de-Meia: Alerta de Golpe sobre falsos sites de inscrição

A crescente popularidade do Programa Pé-de-Meia, iniciativa governamental destinada a apoiar estudantes do ensino médio de escolas públicas, tem atraído a atenção não apenas de beneficiários legítimos, mas também de fraudadores. A fonte mais segura para ter acesso aos dados do Programa é por meio do aplicativo Jornada do Estudante.

Relatos recentes indicam a existência de sites fraudulentos promovendo falsas inscrições para o programa, buscando enganar os interessados e coletar dados sensíveis. É importante destacar que o Pé-de-Meia não exige cadastro por parte dos estudantes.

Anúncios patrocinados aparecendo em pesquisas no Google, como “Portal de Inscrição Pé-de-Meia” e outros nomes semelhantes, levam os usuários a páginas que imitam o design e o tom oficial do governo. Nestes sites, um chatbot conduz o visitante por uma série de perguntas, solicitando informações pessoais, incluindo o CPF, e prometendo verificar o direito ao benefício do Pé-de-Meia.

Publicidade
Golpe solicita dados para verificar cadastro de beneficiário do Pé-de-Meia
Golpe solicita dados para verificar cadastro de beneficiário do Pé-de-Meia

Após uma suposta verificação, a vítima é informada de que tem direito ao benefício e é solicitada a fornecer dados de PIX ou TED para o recebimento do valor total do programa. Curiosamente, ao selecionar PIX, pede-se a chave PIX do usuário, mas ao invés de concluir o processo, gera-se um link para o pagamento de um boleto, sob a alegação de que este seria um passo necessário para completar a inscrição no programa.

Golpe gera boleto para pagamento pelo beneficiário do Pé-de-Meia
Golpe gera boleto para pagamento pelo beneficiário do Pé-de-Meia

É fundamental destacar que o Programa Pé-de-Meia não requer pagamento algum para inscrição ou recebimento do benefício. Além disso, todas as inscrições e verificações de elegibilidade são feitas automaticamente pelo Ministério da Educação (MEC) com base nos dados das redes de ensino, sem a necessidade de interação direta dos beneficiários através de sites externos.

Publicidade

Ao se deparar com esses anúncios ou qualquer site que solicite pagamento para inscrição em programas governamentais, os cidadãos devem evitar fornecer quaisquer informações pessoais ou financeiras. É aconselhável acessar diretamente o site oficial do MEC ou utilizar o aplicativo Jornada do Estudante para informações confiáveis sobre o Pé-de-Meia e outros programas educacionais. Se estiver na dúvida, veja os canais de atendimento do MEC.

Se você acredita ter sido vítima deste golpe, é importante reportar o incidente às autoridades competentes, incluindo a Polícia e o Banco Central, especialmente se informações financeiras foram compartilhadas. A conscientização e a verificação de informações são ferramentas poderosas contra fraudes online. Proteja-se e ajude a informar outros sobre essas práticas fraudulentas.

Veja também:

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *