Pé-de-Meia

Pé de Meia: Como desbloquear o Caixa Tem para receber?

A Caixa Econômica Federal já iniciou o primeiro pagamento do programa Pé de Meia, uma iniciativa voltada aos estudantes do ensino médio público. O pagamento da primeira parcela iniciou no dia 26 de março. Com a promessa de liberar até R$ 3.200 anuais por aluno, o programa inicia sua jornada com o Incentivo Matrícula, depositando R$ 200 no Caixa Tem de cada estudante elegível.

O critério de seleção inclui alunos matriculados em qualquer série do ensino médio público que tiveram suas informações enviadas até 08 de março. A verificação da elegibilidade já pode ser realizada através do aplicativo Jornada do Estudante, com os pagamentos sendo processados entre 26 de março e 03 de abril.

Pé de Meia vai cair no Caixa Tem

O Caixa Tem, serviço de poupança digital da Caixa Econômica Federal, foi escolhido como o meio de pagamento do programa, gerando dúvidas sobre como acessar e movimentar o valor recebido. É fundamental que os estudantes e seus responsáveis legais compreendam o processo de desbloqueio da conta para garantir o acesso ao benefício.

Publicidade

Para estudantes menores de idade, é necessária a autorização dos pais ou do responsável legal para movimentação do benefício. Esse procedimento varia conforme a figura do responsável, incluindo etapas distintas para mães, pais e outros guardiães legais.

Como desbloquear o Caixa Tem do estudante

Mães podem conceder a autorização diretamente pelo aplicativo Caixa Tem, enquanto pais precisam adicionar um passo adicional, enviando o RG do estudante. Para outros responsáveis legais, o desbloqueio ocorre exclusivamente em agências da Caixa. Veja resumidamente:

Publicidade
  • Mãe do estudante: é só acessar o app Caixa Tem e realizar o consentimento na opção “Permitir acesso à um menor”.
  • Pai do estudante: precisa acessar o app Caixa Tem, mas terá que enviar o documento (RG) do estudante.
  • Responsável legal:  neste caso, o desbloqueio do Caixa Tem é feito unicamente na agência da Caixa.

Após a autorização, o beneficiário tem liberdade para movimentar o saldo via app Caixa Tem, caixas eletrônicos da Caixa, lotéricas e correspondentes CAIXA Aqui. Essa facilidade permite não apenas a consulta de saldo, mas também saques e pagamentos diversos, promovendo autonomia financeira para os jovens.

As dúvidas sobre o programa Pé de Meia podem ser esclarecidas por meio do aplicativo CAIXA Tem, do app Jornada do Estudante, do portal Cidadão da CAIXA ou pelo Fale Conosco do MEC, reforçando o compromisso do governo com a educação e a inclusão financeira dos estudantes brasileiros.

Este programa é um passo significativo na direção de apoiar a educação e oferecer recursos adicionais para os estudantes. O Pé de Meia representa não apenas uma ajuda financeira, mas também uma oportunidade para introduzir os jovens ao gerenciamento de suas finanças pessoais, preparando-os para um futuro mais próspero.

Para garantir que o processo de recebimento do benefício ocorra sem contratempos, é crucial que os responsáveis legais estejam atentos às datas e procedimentos de desbloqueio. O acompanhamento ativo e o cumprimento das orientações garantirão que os estudantes aproveitem ao máximo as vantagens oferecidas pelo Pé de Meia.

Veja também:

Confira abaixo um breve resumo das informações:

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

  • Primeiro pagamento do Pé de Meia: 26 de março a 03 de abril
  • Verificação de elegibilidade: Aplicativo Jornada do Estudante
  • Desbloqueio da conta no Caixa Tem: Requer autorização dos responsáveis legais
  • Canais de atendimento: Aplicativos CAIXA Tem e Jornada do Estudante, Portal Cidadão da CAIXA, Fale Conosco do MEC (0800 616161)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *