Aplicativos

Aplicativo Jornada do Estudante: como baixar

O Ministério da Educação (MEC), em uma parceria com o Laboratório Bridge, trouxe uma novidade que promete transformar a jornada acadêmica de milhares de estudantes do ensino médio público: a implementação do programa Pé-de-Meia no aplicativo Jornada do Estudante, atualizado em 20 de março de 2024. Esta iniciativa representa um marco no incentivo à permanência e conclusão do ensino médio, integrando tecnologia e educação de forma exemplar.

O aplicativo Jornada do Estudante serve como o principal meio de comunicação entre o MEC e os estudantes brasileiros, disponibilizando uma gama de informações e documentos acadêmicos. Com a nova atualização, inclui-se o acesso ao Pé-de-Meia, um programa voltado ao apoio financeiro-educacional dos jovens, visando a democratização do acesso à educação e a redução das desigualdades sociais.

Destinado a estudantes de 14 a 24 anos, matriculados em escolas públicas e integrantes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, o Pé-de-Meia oferece até R$ 9,2 mil, divididos em parcelas atreladas a critérios como matrícula, frequência escolar, participação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e conclusão anual do ensino médio.

Publicidade

Aplicativo Jornada do Estudante

Como baixar o App Jornada do Estudante

Para acessar o programa no app, basta realizar o download do Jornada do Estudante, disponível tanto para Android quanto para iOS, e realizar o login com a conta GOV.BR. Uma vez no aplicativo, o acesso ao Pé-de-Meia se dá através da tela principal ou do menu lateral, facilitando o acompanhamento das parcelas e do calendário de pagamentos.

Como Acessar o Pé-de-Meia no App Jornada do Estudante

A funcionalidade é intuitiva e direta: selecionando a opção “Pé-de-Meia” no menu, o usuário é direcionado à tela de pagamentos, onde pode consultar o histórico de parcelas e o calendário completo. Caso o estudante ainda não esteja cadastrado no programa, o aplicativo fornece as orientações necessárias para a regularização da situação.

Publicidade

Esta iniciativa não apenas facilita o acesso à informação e aos benefícios do programa mas também sinaliza um avanço significativo na forma como o governo utiliza a tecnologia para promover a educação e inclusão social dos jovens brasileiros. O Jornada do Estudante e o Pé-de-Meia são exemplos claros de como a inovação tecnológica pode ser empregada para criar oportunidades educacionais mais equitativas.

Embora nem todos os estabelecimentos de ensino estejam integrados ao Jornada do Estudante, o planejamento de novas integrações está em curso, prometendo expandir ainda mais o alcance e a eficácia dessa ferramenta. É um grande passo para a educação brasileira, garantindo que mais estudantes possam concluir o ensino médio com o apoio necessário.

Com o Pé-de-Meia, o governo federal não apenas oferece um incentivo financeiro mas também reforça o seu compromisso com a educação, entendendo-a como um pilar fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. É uma vitória para os estudantes, para o sistema educacional e para o país.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

  • Cadastro no Pé-de-Meia: Disponível através do app Jornada do Estudante.
  • Download do App: Play Store e App Store.
  • Acesso às Informações: Direto na tela principal ou menu lateral do app.
  • Parcelas e Pagamentos: Histórico e calendário de pagamento acessíveis pelo app.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *