NoticiasProuni

Confira as datas do Prouni 2024

O aguardado edital do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2024 está prestes a ser revelado, com a data de divulgação marcada para amanhã, 17 de janeiro.

No entanto, o Ministro da Educação, Camilo Santana, antecipou algumas informações cruciais durante uma coletiva de imprensa realizada hoje, dia 16 de janeiro, deixando os candidatos ansiosos com as mudanças e novidades que podem impactar o processo seletivo deste ano.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Uma das principais informações compartilhadas pelo representante da pasta de educação diz respeito às datas-chave do Prouni 2024.

Datas Prouni 2024

  • Divulgação do edital: 17 de janeiro;
  • Consulta de bolsas: 19 de janeiro;
  • Inscrições: 29 de janeiro a 1° de fevereiro;
  • Resultado da 1ª chamada: 6 de fevereiro;
  • Comprovação de informações da 1ª chamada: 6 a 20 de fevereiro;
  • Resultado da 2ª chamada: 27 de fevereiro;
  • Comprovação de informações da 2ª chamada: 27 de fevereiro a 7 de março;
  • Prazo para participar da lista de espera: 14 a 15 de março;
  • Divulgação da lista de espera: 18 de março;
  • Comprovação de informações da lista de espera: 21 a 28 de março.

Uma das mudanças em consideração que gerou grande expectativa entre os candidatos é a possibilidade de alteração na nota de corte.

Publicidade

Isso se deve ao fato de que o ano de 2023 registrou uma redução no número de bolsas oferecidas. O Ministro Camilo Santana também levantou a perspectiva de disponibilizar recursos financeiros adicionais para auxiliar os inscritos no Prouni, indo além das bolsas. Essa medida seria direcionada para questões de moradia e subsistência, visando garantir que mais estudantes tenham acesso à educação superior.

Além das atualizações referentes ao Prouni, o Ministro abordou outros temas educacionais na coletiva. Em relação ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2024, Santana mencionou que a divulgação das informações está prevista, mas que algumas mudanças estão sendo consideradas, o que pode causar um atraso no cronograma. No entanto, ele assegurou que as inscrições para o Fies devem iniciar em março.

Publicidade

Uma notícia adicional que gerou entusiasmo na coletiva foi a possível sanção, pelo presidente Lula, da chamada “lei do pé de meia”.

Essa legislação cria uma poupança especial para alunos do ensino médio, proporcionando incentivos para aqueles que participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas próximas edições. A poupança acumulada ao longo dos três anos de ensino médio pode se tornar uma importante ferramenta de apoio financeiro para o ingresso no ensino superior.

O anúncio do edital do Prouni 2024 amanhã é aguardado com grande expectativa pela comunidade acadêmica, que espera detalhes adicionais sobre as mudanças propostas e as oportunidades oferecidas aos estudantes que almejam cursar o ensino superior no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *