Unicamp 2025 cobra questão sobre prevenção de eventos climáticos extremos
01) (UNICAMP/2025) No contexto dos eventos extremos ligados às inundações, aos alagamentos e aos movimentos gravitacionais de massa nas grandes cidades e metrópoles brasileiras, é possível afirmar que são necessárias iniciativas de planejamento territorial com programas e metas de abrangência nacional. Tais iniciativas devem envolver, portanto, uma ação:
a) normativa, de responsabilidade do ente municipal que define e custeia as estratégias para enfrentar fenômenos urgentes; deve também se apoiar na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e nos indivíduos que se voluntariam.
b) sistêmica, de responsabilidade dos três entes federativos, ação esta que dá conta de enfrentar os graves problemas urbano-ambientais do país; a participação popular e o cumprimento da função social da cidade são instrumentos importantes.
c) pragmática, de responsabilidade dos entes estaduais e Distrito Federal; para a gestão metropolitana, esses entes contratam equipes técnico-científicas de organizações não governamentais, conforme previsto no Estatuto da Cidade.
d) setorial, de responsabilidade do ente federal; esse ente, conforme estabelecido no Estatuto da Metrópole, prevê um orçamento destinado a possíveis deslocamentos massivos da população metropolitana a áreas rurais em curto prazo.
🌟 Gabarito do Enem 2024
Receba em primeira mão no WhatsApp após a prova! Fique no grupo que enviaremos os conteúdos mais cobrados e resumos para o 2º dia do Enem!
Clique aqui para participar!Resolução da Questão da Unicamp/2025
As iniciativas de prevenção e de monitoramento de eventos climáticos extremos envolvem a participação dos três entes federativos. Medidas que visam minimizar os impactos causados pelos eventos climáticos devem contar também com a participação popular e o cumprimento das funções sociais das cidades.
Resposta: B
NOTA DE CORTE SISU
Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.