Redação

Considerações sobre a prova de redação do PSS 3 da UEPG 2023

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) aplicou neste domingo, 29 de outubro, as provas do PSS 2023 em 19 cidades do estado do Paraná. Os candidatos que participaram deste exame de seleção, que é uma alternativa ao vestibular convencional, resolveram questões de múltipla escolha, somando 900 pontos, e também dissertativas, valendo 100 pontos.

Para os candidatos do PSS 2023, a UEPG destinou 25% das vagas totais. Aqueles que estão na terceira etapa do processo seletivo estão concorrendo a 505 vagas em 44 cursos de graduação.

Os cadernos de provas do PSS 2023 da UEPG bem como os gabaritos foram publicados. A UEPG divulgou ainda considerações sobre a prova de redação do PSS 3.

Publicidade

Confira abaixo:

A proposta de Redação do PSS 3 2023 solicitou ao candidato a escrita de um ARTIGO DE OPINIÃO sobre
o tema “Aumento da obesidade infantil no Brasil”. Pela característica do gênero textual solicitado, que pertence à esfera jornalística e é essencialmente argumentativo, esperava-se que o autor apresentasse claramente seu ponto de vista sobre o tema proposto, que é bastante atual, como é característico dos artigos de opinião em geral.

Publicidade

Assim, ao propor um tema atual e de amplo debate, esperava-se do candidato que este fosse capaz de
apresentar argumentos atuais e relevantes que refletissem também uma adequada exploração do gênero textual em questão.

A fim de fornecer possibilidades diversas de percurso do tema proposto, para além dos conhecimentos
construídos ao longo da formação escolar do candidato, foram-lhe disponibilizados três textos de apoio. O primeiro era uma reportagem publicada no jornal Folha de S. Paulo, em que se apresentavam dados especificamente relacionados à obesidade infantil na atualidade no Brasil, além de projeções estatísticas relacionadas ao problema em questão. Nele, a autora também informa sobre medidas que podem ser tomadas para se reduzir a obesidade infantil. O segundo texto era um trecho do Guia alimentar para a população brasileira, do Ministério da Saúde, que apontava alguns fatores que podem influenciar o padrão de alimentação das pessoas. Por fim, o terceiro texto, publicado no Portal R7, tratava das regras relativas ao novo padrão de rotulagem de alimentos no Brasil. O objetivo desse último texto era possibilitar ao candidato um olhar sobre a importância de medidas, inclusive na esfera legislativa, que favoreçam que a população faça escolhas mais saudáveis no que se refere à alimentação e que, portanto, possam servir como uma forma de combate à obesidade infantil (e em geral).

A partir de uma leitura atenta dos textos da coletânea, o candidato poderia identificar diversas possibilidades
de discussão sobre o tema, desde que o foco recaísse sobre o aumento da obesidade infantil no Brasil. O caminho que o candidato tomaria – se, por exemplo, citaria medidas para combater o problema ou se somente argumentaria acerca da gravidade da problemática – estava bastante aberto e, portanto, havia margem para escolhas argumentativas variadas.

É importante que o texto não ficasse restrito ao senso comum; às informações trazidas pelos textos
motivadores; ou às constatações óbvias. Textos que extrapolem essas discussões e nos quais seja notável um nível de reflexão e de argumentação mais articulado e aprofundado tenderão a ser mais bem avaliados.

Quanto aos aspectos formais esperados para esta produção textual, cabe destacar que o uso de marcas linguísticas de primeira pessoa é frequente em textos desse gênero. Assim, ainda que não fosse característica
obrigatória, se bem utilizado, esse é um recurso que tende a ser considerado como importante para levar o texto a níveis mais altos de avaliação. Somado a esse recurso, espera-se que o candidato seja capaz de construir uma opinião embasada em bons argumentos e que levem o leitor a obter informações sobre o tema (que poderiam provir dos textos de apoio ou do conhecimento de mundo do candidato) e a se sentir persuadido, ou seja, a concordar com aquele ponto de vista exposto – isso porque ele está bem fundamentado.

Outro quesito importante para a avaliação, que inclusive estava explícito nas orientações disponíveis na
prova, era a presença de um título. Evidentemente, quanto mais criativo e “provocativo” esse título fosse, maior
seria a sua contribuição para a construção argumentativa do texto do candidato. Títulos que recorrem ao senso
comum ou que não dialogam de forma inteligente com o conteúdo do texto em nada contribuem para o
enriquecimento do artigo de opinião.

Por fim, sobre as orientações indicadas na proposta, esperava-se que o candidato utilizasse a modalidade
culta da língua portuguesa; não fizesse cópias literais dos textos motivadores (mesmo se optasse por utilizar como base fatos, informações ou argumentos presentes neles); e que não houvesse, em seu texto, qualquer tipo de identificação ou assinatura (critério este previsto no Manual do Candidato como um dos motivos para a redação receber nota zero).

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *