Redação

Considerações sobre a prova de redação do PSS 2 da UEPG 2023

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) aplicou neste domingo, 29 de outubro, as provas do PSS 2023 em 19 cidades do estado do Paraná. Os candidatos que participaram deste exame de seleção, que é uma alternativa ao vestibular convencional, resolveram questões de múltipla escolha, somando 900 pontos, e também dissertativas, valendo 100 pontos.

Para os candidatos do PSS 2023, a UEPG destinou 25% das vagas totais. Aqueles que estão na terceira etapa do processo seletivo estão concorrendo a 505 vagas em 44 cursos de graduação.

Os cadernos de provas do PSS 2023 da UEPG bem como os gabaritos foram publicados. A UEPG divulgou ainda considerações sobre a prova de redação do PSS 2.

Publicidade

Confira abaixo:

A proposta de Redação do PSS 2 2023 solicitou ao candidato a escrita de uma RESPOSTA
ARGUMENTATIVA à seguinte questão: “Na sua opinião, o acesso a novos formatos de leitura, como os
relacionados à tecnologia, pode favorecer o desenvolvimento do hábito da leitura literária e o crescimento do
número de leitores no Brasil?”. Ao solicitar a elaboração de uma resposta argumentativa a essa questão,
esperava-se que, ao desenvolver sua resposta, o candidato fosse capaz de defender claramente o seu ponto de
vista (destaque-se a expressão que inicia a pergunta: “na sua opinião”), embasando-o em argumentos coerentes
que colaborassem para essa defesa.

Publicidade

Pela natureza do gênero textual em questão, era esperado um diálogo com os pontos principais
levantados pelo questionamento (novos formatos de leitura; desenvolvimento do hábito da leitura; e aumento
do número de leitores em nosso país). Também não havia a necessidade de um título, conforme as orientações
presentes na prova já apontavam.

A expectativa da banca, ao propor uma questão que suscita debates na atualidade, era de que o
candidato fosse capaz de dialogar, por meio de argumentos coerentes com o contexto atual, não só com os
pontos levantados pela própria pergunta, mas também com aqueles levantados pelos textos de apoio.
Vale destacar ainda, quanto à organização da resposta, que a estrutura básica do gênero textual em
questão é composta de uma marcação da temática logo no início da resposta, principalmente a fim de que o
leitor não precise conhecer a pergunta para compreender o raciocínio argumentativo desenvolvido pelo
candidato. Além disso, características que poderiam levar o texto do candidato a ser avaliado em níveis mais
altos incluem um desenvolvimento claro dos argumentos que sustentam a opinião que é base da resposta;
exemplificações a respeito desses argumentos; e um encerramento capaz de retomar e reafirmar a ideia
defendida ao longo do texto.

Quanto aos dois textos de apoio disponibilizados, o primeiro era um artigo do site Terra, em que a
autora, Andrea Campos, aborda a influência da tecnologia nos hábitos de leitura na atualidade. O objetivo
desse primeiro texto era que o candidato pudesse ter contato com diferentes perspectivas acerca dessas
mudanças causadas pelos avanços tecnológicos, sejam elas consequências positivas, como a democratização
do acesso à informação, ou negativas, como o risco da superficialidade da leitura em telas. Já o segundo era
um trecho de uma reportagem que divulgava alguns dados acerca da perda da atratividade dos livros no Brasil,
a partir de dados numéricos obtidos pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.

A partir de uma leitura atenta dos textos da coletânea, o candidato poderia identificar diversas
possibilidades de discussão sobre o tema, desde que o foco da sua resposta argumentativa estivesse naqueles
pontos levantados pela questão norteadora. É importante que a sua resposta não ficasse restrita ao senso
comum; às informações trazidas pelos textos motivadores; ou às constatações óbvias. Textos que extrapolem
essas discussões e nos quais seja notável um nível de reflexão e de argumentação mais articulado, aprofundado
e respaldado pelo conhecimento sobre os pontos destacados na questão temática tenderão a ser mais bem
avaliados.

Por fim, sobre as orientações indicadas na proposta, esperava-se que o candidato utilizasse a
modalidade culta da língua portuguesa; não fizesse cópias literais dos textos motivadores (mesmo se optasse
por utilizar como base fatos, informações ou argumentos presentes neles); e que não houvesse, em seu texto,
qualquer tipo de identificação ou assinatura (critério este previsto no Manual do Candidato como um dos
motivos para a redação receber nota zero).

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *