NoticiasSisu

Quando sai a nota de corte do Sisu 2022.1? Confira

Durante o período de inscrições abertas, de 15 a 18 de fevereiro, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) faz o cálculo, uma vez a cada dia, da nota de corte para cada curso. A nota de corte nada mais é do que a nota mínima que é exigida para o ingresso em determinado curso superior.

Nesse sentido, são 4 (quatro) dias de inscrição em que o Sisu dá a oportunidade para que os estudantes entrem no sistema, escolham os cursos de interesse e aguardem pelo resultado preliminar.

Esse resultado preliminar se refere a uma lista prévia em que o Sisu elenca os estudantes que tiveram as melhores notas, dentre os que se inscreveram para determinado curso. É isso o que define a nota de corte de cada curso que é ofertado no Sisu. E é também por meio dessa dinâmica que os inscritos conseguem saber se atingiram a nota necessária para serem aprovados para os cursos ou não.

Publicidade

De acordo com este raciocínio, e considerando que são 3 resultados parciais que o Sisu libera durante a semana de inscrições abertas, isso significa que o estudante tem um total de 3 chances de ver sua classificação parcial nas duas opções de curso desejado. Uma chance na quarta, outra na quinta e a última na sexta-feira, quando as inscrições são enfim finalizadas.

É permitido ao candidato, ao longo do período de inscrição, mudar as suas opções de curso quantas vezes julgar conveniente. As notas parciais levarão em consideração as últimas opções de cursos escolhidos, como primeira e segunda opção, antes da meia noite de cada dia. Para a nota final, apenas será considerada válida a última inscrição confirmada na sexta-feira (18).

Publicidade

Classificação parcial no Sisu

Candidatos podem acompanhar a classificação parcial ao longo da semana

As notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial serão divulgadas entre os dias 15 e 18 de fevereiro a partir de 0h. Você pode acompanhá-las durante o período de inscrição para avaliar suas chances. O resultado final para a chamada regular será divulgado no dia 22 de fevereiro.

Nota de Corte do Sisu 2022.1

A nota de corte dos cursos do Sisu é definida de acordo com o número de vagas disponíveis e, principalmente, a partir das notas dos estudantes que já fizeram a inscrição para o mesmo curso para o qual o candidato demonstrou o seu interesse.

Essas notas são a menor pontuação que um o estudante precisa atingir para ser selecionado em determinado curso. Apesar de variar, a cada ano, as notas de corte anteriores podem ser usadas para estimar a nota exigida para a aprovação do curso desejado.

O estudante pode mudar de opção de curso quantas vezes quiser. Essa mudança na escolha do curso geralmente acontece quando a nota que o estudante tirou no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está abaixo da nota de corte do curso de interesse. E isso faz com que o candidato, percebendo que não vai ser classificado para o curso desejado, mude de curso ou opte pelo mesmo curso, mas em uma outra universidade.

Um dos grandes benefícios do Sisu é que os estudantes possuem a opção de se inscreverem em diferentes instituições do ensino superior, utilizando sua nota para garantir uma vaga em qualquer lugar do país. Assim, o candidato que tirou notas baixas ainda possui chances de ser aprovado em alguma das suas opções. Como exemplo, um candidato cotista com a média de apenas 351,26 pontos, conseguiu entrar no curso de Administração pelo Sisu na edição do primeiro semestre de 2020 no Instituto Federal do Espírito Santo.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *