NoticiasSisu

Sisu 2020 teve quase 1 milhão de inscritos no 1° dia

O Ministério da Educação (MEC) informou na manhã desta quarta-feira, 22 de janeiro, que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), edição 2020, teve quase 1 milhão de candidatos inscritos no primeiro dia de inscritos da primeira edição do processo seletivo de 2020. Os candidatos usaram as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019) na disputa por uma das 237 mil vagas em instituições públicas de ensino superior do Brasil oferecidas por meio do sistema.

Ao todo, nas primeiras 24 horas, foram 993.311 pessoas inscritas no Sisu 2020. No ano anterior foram 492 mil candidatos no mesmo período, segundo o Ministério da Educação (MEC). Como os participantes podem se inscrever em até dois cursos, o número de candidaturas registradas era, até 1h, 1.870.751. Os estudantes podem efetuar suas inscrições até as 23h59 do próximo domingo (26).

Lentidão no site do Sisu 2020

Após a crise provocada pelo erro na correção de parte das provas, o primeiro dia de inscrições no Sisu 2020 foi marcado por lentidão no acesso e instabilidade. Os estudantes relataram dificuldades para se candidatar às vagas das universidades públicas.

Publicidade

No fim da terça-feira, o ministro informou que os problemas estavam resolvidos. No entanto, estudantes seguem relatando dificuldades de acesso ao sistema. O MEC informou que o site está funcionando normalmente.

Período de inscrições

Os candidatos terão até 23h59 de domingo, 26 de janeiro, para efetuarem suas inscrições no Sisu 2020. O prazo foi prorrogado em função de erros nas correções de provas do Enem 2019. A falha afetou quase 6 mil candidatos e foi corrigida pouco antes da abertura das inscrições do Sisu.

Publicidade

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Sisu 2020: como se inscrever

As inscrições devem ser feitas na página do Sisu.

Podem participar os candidatos que fizeram o Enem em 2019 e não tiraram nota zero na prova de redação. Nesta edição, são 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país.

Cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar.

Também é necessário definir a modalidade na qual o aluno se encaixa – ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).

O que o candidato deve saber sobre a inscrição do Sisu:

  • As inscrições vão de 21/1 a 26/1;
  • É possível escolher dois cursos (primeira e segunda opção);
  • O sistema atualiza uma vez ao dia e muda a ordem dos inscritos conforme a nota do Enem;
  • A primeira atualização será divulgada a partir da 0h de 23/1;
  • Recomenda-se que o estudante entre no sistema uma vez ao dia para saber se a disputa pela vaga ainda é viável ou se prefere mudar de curso;
  • O resultado da chamada regular sai no dia 28/1;
  • Se for aprovado na segunda opção de curso, o candidato não será incluído na lista de espera da primeira opção (leia mais abaixo);
  • O prazo para escolher participar da lista de espera é de 29/1 a 04/2;
  • A convocação da lista de espera será no dia 7/2 a 30/4;

Cronograma do Sisu 2020

  • Abertura das inscrições: 21 de janeiro (terça-feira)
  • Fim das inscrições: 23h59 de 26 de janeiro (domingo)
  • Resultado: 28 de janeiro
  • Prazo para participar da lista de espera: 29/1 a 04/2
  • Convocação dos candidatos em lista de espera: 07/2 a 30/4

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *