NoticiasSisu

Sisu 2021/1: inscrições encerram hoje, 14 de abril

As inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do primeiro semestre de 2021 encerram hoje, 14 de abril. Estudantes tiveram oito dias, devido a prorrogação do calendário, para se inscreverem e acompanhar as notas de corte parciais do Sisu 2021/1.

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o período de inscrições, disponibilizando para os candidatos mais tempo para entrarem no sistema. Com a prorrogação, os estudantes terão até as 23h59 de hoje, quarta-feira, dia 14, para se inscreverem. Anteriormente, o prazo terminaria as 23h59 desta sexta-feira, 9.

As ofertas são de 209.190 mil vagas em 5.685 mil cursos de graduação de 110 universidades públicas e institutos federais. Quem procura pela modalidade de Educação a Distância (EaD) também encontra essa opção de forma gratuita.

Publicidade

Quem pode participar do Sisu 2021?

Conforme o  edital do Sisu 2021/1, quem pode participar do processo seletivo é o candidato que “participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, obteve nota na redação diferente de zero e não esteja na situação descrita no item 3 do Edital do Enem 2020.”

O tópico 3 do Edital do Enem 2020 menciona sobre os candidatos treineiros, isto é, aqueles que não estão no último ano do Ensino Médio. Caso você seja treineiro, não poderá concorrer às vagas disponíveis do Sisu 2021.

Publicidade

Como posso participar do processo seletivo?

O programa disponibiliza a plataforma para as inscrições de candidatos em universidades públicas e institutos federais. O processo seletivo pode ser realizado de modo prático e rápido, sem qualquer cobrança de taxa, confira:

  • Entre no site de inscrição do Sisu 2021: https://sisu.mec.gov.br/#/
  • Faça login com seus dados do Gov.br;
  • Confirme os seus dados no sistema;
  • Você terá a opção de escolher dois cursos diferentes, mas a primeira deve ser a de maior interesse;
  • Indique a sua modalidade de concorrência: vagas de ampla concorrência, vagas referentes à Lei de Cotas ou vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições;
  • Se mudar de ideia, a plataforma permite alterar a opção de curso. Basta acompanhar as notas de corte dos cursos para verificar quais são as suas oportunidades na seleção.
  • Pronto! Agora é só acompanhar a sua inscrição e ficar atento ao resultado que será divulgado em 16 de abril.

Cronograma do SISU 2021/1

  • Inscrições: de 6 a 14 de abril;
  • Resultado da chamada única: 16 de abril;
  • Matrícula ou registro acadêmico: de 19 a 23 de abril;
  • Manifestar interesse em participar da lista de espera: de 16 a 23 de abril.

Não fui selecionado no Sisu, e agora?

Não se preocupe! Quem não for selecionado na chamada única, ainda pode disputar uma das mais de 200 mil vagas ofertadas por meio da lista de espera. Fique atento ao prazo para manifestar interesse em participar da lista de espera, que será de 16 a 23 de abril. Caso, ainda assim, não tenha sido selecionado nesta última etapa da primeira edição do Sisu 2021, você pode participar da próxima seletiva de vagas remanscentes do Prouni ou Fies. Não desista!

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *