Sisu 2023/2: quase 70% dos inscritos são do sexo feminino
O Ministério da Educação (MEC) revelou que quase 70% dos candidatos inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), segunda edição de 2023, são do sexo feminino. As inscrições no Sisu 2023/2 se encerraram no dia 22 de junho.
O Sisu, que é um sistema informatizado gerenciado pelo MEC, reúne vagas de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Brasil.
GABARITO ENEM 2023
Clique e se cadastre para receber o Gabarito do Enem 2023
O relatório detalhado do MEC mostra que a segunda edição do Sisu 2023 teve mais de 305 mil inscritos, com 66% desses sendo mulheres e 34% homens. A análise, baseada na mais recente apuração feita pela pasta em 23 de junho, fornece uma imagem intrigante do panorama da educação superior no país.
A análise dos dados também fornece informações sobre a idade e a localização dos candidatos. A maioria dos participantes, 74%, tem entre 18 e 21 anos, com cerca de 15% na faixa etária de 21 a 29 anos.
As inscrições por estado revelam que o Rio de Janeiro tem o maior número de inscritos, com 50.138 candidatos. Em seguida estão Minas Gerais, São Paulo e Bahia, enquanto Roraima, Amapá e Rondônia têm o menor número de inscrições.
Em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foram registradas mais de 4,6 milhões de inscrições para a edição de 2023, o que representa uma reversão da tendência de queda nas inscrições observada desde 2017.
O ministro da Educação, Camilo Santana, expressou sua satisfação com os resultados, afirmando que o governo está trabalhando para proporcionar mais oportunidades aos jovens.
Os resultados finais do Sisu serão divulgados no dia 27 de junho, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e nas universidades escolhidas pelos candidatos.