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SISU 2024: como fazer a matrícula na UFJF

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira, 31, o resultado dos aprovados na primeira chamada da edição 2024 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Os candidatos para os 74 cursos oferecidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora e Governador Valadares, podem conferir o resultado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Ao todo, a Universidade oferece 2.251 vagas.

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Os estudantes que foram selecionados para ingressar na UFJF, tanto no primeiro quanto no segundo semestre, devem fazer a pré-matrícula on-line entre as 12h do dia 2 de fevereiro, até as 23h59 do dia 7 de fevereiro. O envio da documentação deve ser feito entre os dias 15 e 19 do mesmo mês. Os procedimentos são obrigatórios.

O link de acesso à página de pré-matrícula será disponibilizado no site da Coordenação de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). O candidato que enfrentar qualquer dificuldade na realização da pré-matrícula deve enviar e-mail para cdara@ufjf.br e informar o ocorrido. Não serão aceitas matrículas após o período estabelecido. A primeira lista de reclassificação do Sisu 2024 está prevista para ser divulgada no dia 6 de março.

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Passo a passo para encaminhar os documentos 

No Regulamento de Matrícula da UFJF , estão listados todos os documentos a serem providenciados pelos convocados. A lista é extensa e varia de acordo com o grupo de acesso/cotas no Sisu. A documentação a ser entregue e demais disposições devem ser observadas na página da Cdara.

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Para enviar os documentos exigidos, o candidato aprovado deve acessar a página do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), clicar em “Meu primeiro acesso” e realizar o passo a passo: digitar o CPF no Passo 1 – campo “Login”; e clicar em “Receber código”, que será enviado ao e-mail informado na pré-matrícula.

Após receber o código, é preciso informá-lo, no Passo 2 – “Digite abaixo o código recebido” – e clicar em “Confirmar código”. O candidato, então, deve criar uma senha e clicar em “Envio de documentação para a matrícula”, informando usuário (CPF) e senha (criada no passo anterior).

Depois que o primeiro acesso for feito e a senha criada, se o ingressante precisar novamente entrar no sistema de envio da documentação para a matrícula, basta acessar o Siga; clicar em “Enviar documentação para a matrícula”; informar usuário (CPF) e senha.

O candidato deve ler atentamente os termos da matrícula, preencher os formulários on-line solicitados e fazer o upload de todos os documentos listados nos anexos do Regulamento de Matrícula da UFJF, de acordo com o seu grupo de ingresso.

Serão aceitos documentos nos formatos png, jpg, jpeg e PDF; o limite de tamanho exigido para cada arquivo a ser enviado é de 3MB. Caso o estudante faça o escaneamento dos papeis por meio do celular, a UFJF recomenda o uso de aplicativos como o CamScanner, Adobe Scan, ou outro da preferência do ingressante. Todas as informações contidas nos documentos devem estar legíveis, sem rasuras ou cortes.

Após o envio dos documentos, o candidato receberá um Protocolo Provisório de Matrícula em até 48 horas após o término do prazo. O protocolo confirma a realização do pedido de matrícula.

Para candidatos sem acesso a computador ou Internet, a UFJF oferece suporte presencial na Central de Atendimento, em Juiz de Fora, e no Setor de Graduação, em Governador Valadares. Neste caso, o interessado em utilizar os equipamentos disponíveis nos locais, deverá, obrigatoriamente, agendar de maneira prévia o dia e o horário de uso dos aparelhos.

Em Juiz de Fora, esse agendamento pode ser feito pelo e-mail faleconosco@ufjf.br ou pelo telefone/WhatsApp (32) 2102-3911. Já em Governador Valadares, a solicitação deve ser enviada para o e-mail graduacao.gv@ufjf.br.

Lista de espera

Candidatos que não forem aprovados na chamada regular podem se inscrever na Lista de Espera do Sisu – a relação de todos os candidatos excedentes que podem ser convocados nas próximas chamadas – entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro.

Os candidatos devem acompanhar todos os editais de reclassificação, que são publicados exclusivamente no site da Cdara. Caso seja convocado, o estudante deve, obrigatoriamente, fazer a pré-matrícula on-line e enviar os documentos requeridos, de acordo com as datas do respectivo edital de reclassificação.

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