NoticiasVestibular

Vestibular Unificado UFSC 2024: primeiro dia teve abstenção de 23%

O Vestibular Unificado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e Instituto Federal Catarinense (IFC) registrou uma abstenção surpreendente no primeiro dia de provas.

Segundo a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), 23% dos inscritos, aproximadamente 6 mil estudantes, não compareceram aos locais de prova neste sábado, resultando em uma desclassificação significativa.

Apesar da alta taxa de abstenção, a Coperve informou que as avaliações ocorreram sem grandes problemas nos 26 municípios do Estado, indicando uma organização eficaz do processo seletivo.

Publicidade

Dos 26.040 candidatos inscritos, 5.981 não se apresentaram nas instituições, mas ainda têm a oportunidade de participar do segundo e último dia de prova, que acontece neste domingo.

No segundo dia, os candidatos enfrentarão questões sobre Ciências Sociais e Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Física e Química, além da importante prova de redação.

Publicidade

No primeiro dia, foram abordadas 42 perguntas sobre Biologia, Matemática, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras, e Língua Estrangeira, desafiando os conhecimentos dos estudantes.

Detalhes do Vestibular Unificado e Expectativas para o Futuro

O processo seletivo está oferecendo cerca de 6.700 vagas, distribuídas em 200 cursos de graduação em 35 municípios catarinenses, refletindo a diversidade e a abrangência do ensino superior no estado.

O gabarito preliminar das provas será divulgado a partir das 20h de domingo, permitindo que os candidatos avaliem seu desempenho e se preparem para os próximos passos em sua jornada educacional.

Esta alta taxa de abstenção no primeiro dia levanta questões sobre os desafios enfrentados pelos estudantes, incluindo a pressão do vestibular e as barreiras logísticas para a participação efetiva no exame.

A UFSC, IFSC e IFC, através deste vestibular unificado, desempenham um papel crucial na formação de futuros profissionais, e a alta abstenção pode influenciar as estratégias futuras para garantir uma participação mais ampla e efetiva.

Este evento destaca a importância de um sistema educacional inclusivo e acessível, que possa acomodar as diversas necessidades dos estudantes e garantir igualdade de oportunidades para todos.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *