NoticiasVestibular

Unifesp: confira datas do Vestibular Misto 2024

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) definiu as datas para o Vestibular Misto 2024, que adota um modelo de seleção com base nas notas do Enem 2023 e também em provas tradicionais. Este formato busca uma avaliação mais completa e ampla do conhecimento dos candidatos.

O primeiro critério de elegibilidade para participar deste processo seletivo é ter efetuado a inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023.

As provas deste exame, que acontecerão em novembro, são a primeira etapa do processo de seleção. Seguindo esta etapa, os candidatos deverão enfrentar exames regulares que abordam temas referentes ao currículo do ensino médio.

Publicidade

A Unifesp divulgou um calendário detalhado para o Vestibular Misto 2024. As datas são as seguintes:

  • 24 de julho: publicação do edital de isenção.
  • De 1º a 18 de agosto: período para solicitações de isenção.
  • 11 de setembro: divulgação do resultado das isenções.
  • 11 de outubro: publicação do edital do vestibular.
  • De 16 de outubro a 24 de novembro: período de inscrições.
  • 11 e 12 de janeiro de 2024: realização das provas.
  • Fevereiro de 2024: publicação do resultado do vestibular.

O Vestibular da Unifesp é composto por questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Redação e questões analítico-expositivas sobre Conhecimentos Específicos.

Publicidade

No primeiro dia, os candidatos serão avaliados em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. No segundo dia, serão avaliados seus Conhecimentos Específicos.

As provas serão realizadas em diversas cidades, incluindo Araçatuba, Bauru, Campinas, Diadema, Guarulhos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Osasco, Santo André, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

Ainda não foi divulgada a quantidade de vagas disponíveis para o Vestibular Misto 2024 da Unifesp. No entanto, no último ano, a instituição ofereceu vagas nos cursos de Medicina, em São Paulo, e Ciências Biológicas, em Diadema.

É importante ressaltar que a universidade reserva 50% das vagas dos cursos para candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas. Dentro desta cota, há um percentual destinado para pretos, pardos, indígenas e estudantes de baixa renda.

Temas mais recorrentes nas provas

O vestibular misto da Unifesp tem uma série de temas que são mais frequentemente abordados em suas provas.

Em Matemática, os tópicos que costumam aparecer com mais frequência são Probabilidades (16%), Razões e Proporções (8%), Geometria Analítica: estudo das circunferências (8%), Área de figuras planas (8%), Sentenças matemáticas e modelagens algébricas (8%), Função, equações e inequações exponenciais (8%) e Geometria: conceitos básicos e triângulo retângulo (8%).

Já em Biologia, os temas mais recorrentes são Sistemas Nervoso e Endócrino (8%), Questões Ambientais (8%), Sistemas Cardiovascular e Imunitário (8%), Gimnospermas e Angiospermas (8%) e 2ª lei de Mendel (8%).

Em Física, os tópicos mais recorrentes são Resistores (12%), Calorimetria (12%), Refração da luz e lentes (8%), Movimento Uniformemente Variado (8%), Reflexão da luz e espelhos (8%), Energia, trabalho e potência (8%) e Hidrostática (8%).

Finalmente, em Química, os assuntos mais frequentes são Leis Ponderais e Estequiometria (15%), Compostos Orgânicos (15%) e Modelos Atômicos e Distribuição Eletrônica (10%).

Essas informações podem servir como um guia útil para os candidatos ao prepararem seus estudos para o vestibular.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *