NoticiasVestibular

Fuvest 2024 tem 6,7% de abstenção na 2ª fase do exame

No segundo dia da segunda fase do vestibular Fuvest 2024, a fundação registrou uma taxa de abstenção de 6,7%. Dos 30.788 candidatos convocados, 2.165 optaram por não comparecer.

Comparado ao ano anterior, onde a abstenção foi de 8,1%, este ano mostrou uma ligeira melhora. A variação de abstenções por cidade também foi notável, com Franca atingindo 13,7% e Guarulhos apenas 5,8%.

O dia foi marcado por provas específicas, com 23 cadernos distintos distribuídos conforme a carreira escolhida pelos candidatos. As questões abordaram disciplinas como biologia, física, geografia, história, matemática e química.

Publicidade

Os candidatos enfrentaram desafios que exigiam habilidades e competências adquiridas ao longo do ensino médio. Em biologia, por exemplo, foi necessário interpretar um exame laboratorial para responder às questões.

Na física, os estudantes tiveram que interpretar um manual de instruções para resolver um problema de instalação de filtro de água. Já em geografia, a prova trouxe à tona a comunidade quilombola no contexto do censo demográfico.

Publicidade

Desafios Intelectuais e Diversidade de Temas na Fuvest 2024

Na prova de história, os candidatos analisaram criticamente o período conhecido como milagre econômico. Em matemática, foram abordadas relações numéricas básicas aplicadas a um problema envolvendo móbiles matemáticos.

A prova de química diferenciou-se ao trabalhar as diferenças entre o leite comum e o zero lactose. Essa abordagem diversificada reflete a complexidade e a abrangência do vestibular da USP.

Além dos destaques mencionados, todas as provas dialogaram com questões sociais, ambientais, políticas e econômicas, mantendo a relevância do conteúdo para a resolução das questões.

A versão integral da prova foi disponibilizada no site da Fuvest às 18h do dia 18 de dezembro, oferecendo uma visão completa dos desafios enfrentados pelos candidatos.

Com a conclusão do segundo dia, a Fuvest 2024 avança para as próximas etapas do processo seletivo, mantendo seu papel crucial na formação de futuros profissionais e acadêmicos.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *