NoticiasVestibular

Provas da 1ª fase do vestibular da Fuvest 2024 serão aplicadas no próximo domingo (19)

A 1ª fase do Vestibular 2024 da Fuvest será realizada no próximo domingo, 19 de novembro. Neste ano, 110.399 candidatos concorrem a 8.147 vagas, em diversos cursos de graduação, da Universidade de São Paulo (USP).

O vestibular da FUVEST é um dos mais concorridos e exigentes do país, atraindo milhares de candidatos a cada ano. Neste texto, vamos apresentar algumas informações sobre as provas da FUVEST, as datas de aplicação, os documentos necessários e as características do processo seletivo.

Vestibular Fuvest 2024

As provas da FUVEST são divididas em duas fases: a primeira, de caráter eliminatório e classificatório, e a segunda, de caráter classificatório e habilitatório.

Publicidade

Primeira fase

A primeira fase é composta por 90 questões de múltipla escolha, que abordam as disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química. Algumas questões são interdisciplinares, exigindo a integração de conhecimentos de diferentes áreas.

A primeira fase tem duração de até cinco horas e é realizada em um único dia, em diversos locais do estado de São Paulo.

Publicidade

Segunda fase

A segunda fase é composta por três provas discursivas, que variam de acordo com a carreira escolhida pelo candidato. A primeira prova é de Português e Redação, com 10 questões e uma proposta de texto dissertativo-argumentativo. A segunda prova é de disciplinas específicas, com 12 questões, sendo duas de cada disciplina relacionada à carreira.

A terceira prova é de disciplinas específicas, com 12 questões, sendo duas de cada disciplina relacionada à carreira. A segunda fase tem duração de quatro horas por dia e é realizada em dois dias consecutivos, em locais definidos pela FUVEST.

Habilidade específicas

Além das provas da primeira e da segunda fase, alguns cursos exigem também provas de habilidades específicas, que são aplicadas após a segunda fase, em datas e locais específicos.

As provas de habilidades específicas avaliam as aptidões dos candidatos para determinadas áreas, como Artes Visuais, Música, Arquitetura e Design. As provas de habilidades específicas podem ser práticas, teóricas ou mistas, dependendo do curso.

As datas de aplicação das provas da FUVEST são divulgadas com antecedência no site oficial da fundação. Para o vestibular de 2024, as datas são as seguintes:

Datas do Vestibular Fuvest 2024

  • Pedidos de isenção e redução de taxa de inscrição: 15/mai a 14/jul/2023;
  • Divulgação do resultado da isenção e redução de taxa de inscrição: 03/ago/2023;
  • Prazo para correção de documentos: de 04 a 11/ago/2023;
  • Reanálise dos pedidos de isenção e redução de taxa de inscrição: até 17/ago/2023;
  • Inscrições no Concurso Vestibular FUVEST 2024: de 17/ ago a 06/out/2023;
  • 1a fase: 19/nov/2023;
  • 2a fase: 17 e 18/dez/2023;
  • Provas de habilidades específicas: 03 a 06/jan/2024.

Documentos para identificação

Os documentos necessários para a realização das provas da FUVEST são os seguintes:

  • Documento de identidade original com foto, que pode ser RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho ou carteira de órgão de classe;
  • Comprovante de inscrição, que pode ser impresso ou apresentado em formato digital;
  • Caneta esferográfica de tinta azul ou preta, lápis preto, borracha e régua.

Veja o que não levar

É importante ressaltar que o uso de celular, relógio, calculadora, fone de ouvido, boné, chapéu ou qualquer outro dispositivo eletrônico é proibido durante as provas. O candidato que for flagrado com algum desses itens será eliminado do vestibular.

As provas da FUVEST são elaboradas por uma equipe de professores especializados, que buscam avaliar o domínio dos conteúdos, a capacidade de raciocínio, a interpretação de textos e gráficos, a articulação de ideias e a expressão escrita dos candidatos.

As provas são corrigidas por meio de critérios objetivos e subjetivos, que levam em conta a coerência, a coesão, a clareza, a correção e a adequação das respostas.

Para se preparar para as provas da FUVEST, é recomendável que o candidato revise os conteúdos do ensino médio, resolva provas anteriores, leia os livros obrigatórios, acompanhe as atualidades, faça simulados, treine a redação e mantenha uma rotina de estudos equilibrada, com intervalos e descanso.

Além disso, é importante que o candidato tenha uma alimentação saudável, durma bem, se hidrate e controle a ansiedade.

Leia também:

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *