NoticiasVestibular

UFV retomará o Pases em 2024

A partir do final de 2024, a Universidade Federal de Viçosa (UFV) trará de volta uma oportunidade de ingresso para estudantes do ensino médio que estava há muito ausente: o Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior, conhecido como “PASES“.

Essa decisão histórica foi anunciada em uma reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) realizada na quinta-feira, dia 7.

O Pases, que vigorou na UFV de 1998 a 2015, retorna como um programa trienal que avaliará os participantes, ou seja, os estudantes do ensino médio, em três fases consecutivas.

Publicidade

Esta iniciativa é um passo importante na busca pela democratização do acesso ao ensino superior no Brasil, proporcionando aos estudantes mais oportunidades de ingressar em uma das instituições de ensino mais respeitadas do país.

Fases do Pases da UFV

O Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior (Pases) será composto por três fases distintas:

Publicidade
  • Primeira Fase – A primeira fase consistirá em provas realizadas pela UFV ao final do primeiro ano do ensino médio. Os estudantes serão avaliados por meio de questões objetivas que abrangerão uma variedade de conteúdos relacionados às grandes áreas previstas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
  • Segunda Fase – No segundo ano do ensino médio, os participantes enfrentarão a segunda fase do Pases. Assim como na primeira fase, esta etapa também será composta por provas objetivas que abordarão temas alinhados com as grandes áreas do Enem.
  • Terceira Fase – A terceira e última fase do Pases será o próprio Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das avaliações mais importantes e reconhecidas do país. Nesta fase, a UFV aproveitará as notas obtidas pelos estudantes no Enem, que incluem questões objetivas e uma redação.

Oportunidades para os Estudantes

A retomada do Pases pela UFV representa uma grande oportunidade para os estudantes do ensino médio. Ao dividir o processo de avaliação em três fases ao longo de três anos, o programa oferece uma abordagem mais gradual e contínua para a entrada na universidade.

Além disso, a inclusão do Enem na terceira fase permite que os estudantes utilizem suas notas dessa avaliação nacional para melhorar suas chances de ingresso na UFV.

Isso oferece aos candidatos uma vantagem adicional, pois o Enem é amplamente reconhecido e utilizado por várias instituições de ensino superior em todo o Brasil.

Democratização do Acesso ao Ensino Superior

A decisão de trazer de volta o Pases demonstra o compromisso da UFV com a democratização do acesso ao ensino superior.

A universidade reconhece a importância de diversificar os métodos de ingresso, proporcionando oportunidades iguais para estudantes de diferentes origens e trajetórias acadêmicas.

A reintrodução do Pases também pode contribuir para reduzir a pressão sobre os estudantes durante o último ano do ensino médio, já que a avaliação será distribuída ao longo de três anos letivos.

Isso permitirá que os candidatos se preparem de forma mais consistente e tenham mais tempo para se preparar para as provas.

A decisão da UFV de reviver o Programa de Avaliação Seriada para Ingresso no Ensino Superior (Pases) é uma notícia significativa para a educação no Brasil.

Com esta iniciativa, a universidade busca proporcionar mais oportunidades de ingresso aos estudantes do ensino médio, promovendo a democratização do acesso ao ensino superior e reconhecendo a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como parte integrante desse processo seletivo.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *