NoticiasVestibular

UnB encerra inscrições do PAS 2022 nesta segunda (12)

A Universidade de Brasília (UnB) encerra nesta segunda-feira, 12 de setembro, as inscrições para a edição 2022 do Programa de Avaliação Seriada (PAS). Ao longo das três etapas do programa os candidatos acumulam pontos para concorrer a vagas em cursos de graduação da instituição.

A UnB está ofertando 4.238 vagas para o ano letivo de 2023 pelo PAS 2022, sendo 2.118 para o primeiro semestre e 2.120 para o segundo. Os candidatos podem escolher entre as carreiras de Medicina, Nutrição, Relações Internacionais, Engenharia Civil e Farmácia.

A instituição reserva vagas para estudantes que concluíram os estudos do ensino médio em escolas públicas, sendo que dentro deste grupo, a concorrência será feita entre pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas, com deficiência e de baixa renda e demais candidatos. Além disso, a UnB também oferta vagas destinadas a negros que não tenham concluído o estudo na rede pública.

Publicidade

Inscrição

No momento da inscrição, além do preenchimento de informações básicas do candidato, será necessário o envio de fotografia individual do participante. A foto deve ser atual (tirada nos últimos seis meses), colorida, com fundo branco e que apareça o tronco e a cabeça descoberta.

Os candidatos que desejarem solicitar isenção da taxa de inscrição, também poderão fazer o pedido até esta segunda-feira (12). O procedimento é feito na página do Cebraspe.

Publicidade

Podem fazer a solicitação:

  • Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública de ensino do Distrito Federal e que comprovem renda familia por pessoa de até R$1.818. Para candidatos da 1ª e 2ª fase será necessário comprovar frequência mínima de 75% nas aulas até o momento da inscrição.

A previsão é de que o resultado dos pedidos de isenção seja divulgado no dia 19 de setembro, com direito ao encaminhamento de recursos das 10h do dia 20 às 18h do dia 21 de setembro. O resultado final será publicado no dia 27 de setembro.

PAS 2022

As provas do PAS 2022 da UnB serão realizadas das 13h às 18h nos dias:

  • 10 de dezembro: 2ª etapa
  • 11 de dezembro: 3ª etapa
  • 17 de dezembro: 1ª etapa

As provas são constituídas de questões objetivas e discursivas, contemplando as seguintes disciplinas:

  • Parte 1: Língua Estrangeira (Espanhol, Inglês ou Francês)
  • Parte 2: Artes Cênicas, Artes Visuais, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, Música, Química e Sociologia;
  • Redação

As partes 1 e 2 constituem a prova de conhecimentos que vale 100 pontos, enquanto a redação vale 10 pontos.

De acordo com a instituição, os locais de provas serão divulgados no dia 29 de novembro para candidatos da 2ª e 3ª etapas, e no dia 6 de dezembro para candidatos da 1ª etapa.

Habilidades Específicas

Os candidatos aos cursos de Artes Cênicas, Artes Visuais e Música precisam apresentar o Certificado de Habilidade Específica da UnB no momento da inscrição. A emissão desse certificado ocorre via edital próprio da instituição. Veja como adquirir o certificado nesta página.

Divulgação dos resultados

De acordo com o edital, a previsão é de que o resultado da 3ª etapa seja divulgado no dia 24 de janeiro de 2023, enquanto os boletins de desempenho individuais dos participantes 2ª e 1ª etapas serão publicados nos dias 3 e 9 de março de 2023, respectivamente.

Mais informações podem ser obtidas na página do Cebraspe ou pelo telefone (61) 3448-0100.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *