NoticiasVestibular

Unicamp recebe pedidos de isenção para o Vestibular 2023

Começou, nesta segunda-feira, 16 de maio, o prazo para candidatos solicitarem isenção da taxa de inscrição no processo seletivo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O ingresso pode se dar tanto pelo Vestibular 2023 como pela nota do Enem.

O pedido deve ser feito exclusivamente pela internet. Candidatos em potencial terão até o dia 7 de junho para realizar sua solicitação.

Podem se inscrever para o pedido de isenção:

Publicidade
  • estudantes que são ou foram bolsistas em escolas particulares ou privadas;
  • estudantes de baixa renda e de escola pública;
  • funcionários da Unicamp ou da Funcamp (Fundação de Desenvolvimento da Unicamp);
  • estudantes que serão candidatos aos cursos de Licenciatura e Tecnologia do período noturno.

Para estudantes de escolas particulares ou privadas será necessária comprovação de recebimento de bolsa parcial ou integral.

Já os interessados que cursaram o ensino médio na rede pública e se enquadram no critério de baixa renda devem ter registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e apresentar documentação comprobatória.

Publicidade

Os resultados serão divulgados no dia 29 de julho e os contemplados deverão se inscrever no processo seletivo utilizando um código que será emitido pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp pela internet.

Inscrições do Vestibular Unicamp 2023

As inscrições para o Vestibular 2023 terão início no dia 1º de agosto e vão até 2 de setembro. A taxa, que poderá ser paga até 9 de setembro, será de R$192 (cento e noventa e dois reais).

As obras literárias obrigatórias para 2023 serão as mesmas cobradas no Vestibular 2022:

Poesia: sonetos selecionados pela Comvest de Luís de Camões; Tarde, de Olavo Bilac; e Sobrevivendo no inferno, de Racionais Mc’s.

Conto: “Seminário dos ratos”, de Lygia Fagundes Telles.

Teatro: O marinheiro, de Fernando Pessoa.

Romance: A falência, de Júlia Lopes de Almeida; O Ateneu, de Raul Pompeia; e Niketche, de Paulina Chiziane.

Crônica: “Bons dias!”, de Machado de Assis.

Carta/relato de viagem: Carta de Achamento a el-rei D. Manuel, de Pero Vaz de Caminha.

Para acessar os textos de domínio público, o candidato pode consultar a lista disponibilizada na página oficial da Comvest.

A primeira etapa do processo seletivo está marcada para 6 de novembro (domingo) e a segunda fase ocorrerá nos dias 11 e 12 de dezembro (domingo e segunda, respectivamente).

As provas de habilidade para os candidatos aos cursos de Música devem ocorrer antes da primeira fase, nos meses de setembro ou outubro.

Os testes específicos para os cursos de Dança, Artes Cênicas, Artes Visuais e Arquitetura e Urbanismo estão previstas para os dias 4 a 6 de janeiro.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *