NoticiasVestibular

Vestibular Indígena 2024: Unicamp e UFSCar abrem inscrições

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) tornou público o aguardado edital do Vestibular Indígena 2024, abrindo as portas para uma nova jornada de educação superior.

Este processo seletivo, em consonância com anos anteriores, continua sendo uma colaboração conjunta com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e apresenta uma oferta de 65 vagas para a UFSCar e mais 130 para a Unicamp.

Este vestibular é uma oportunidade exclusiva e vitalícia para candidatos que pertencem às etnias indígenas do Brasil e que tenham concluído o Ensino Básico em instituições de ensino público.

Publicidade

A prova da ancestralidade é requisito fundamental, devendo ser comprovada mediante documentação detalhadamente especificada no edital.

Inscrição Vestibular Indígena 2024

O período de inscrições estará aberto entre os dias 1º e 30 de novembro, com um procedimento fácil e gratuito disponibilizado através da página do processo seletivo.

Publicidade

É importante destacar que não será cobrada taxa de inscrição, eliminando qualquer barreira financeira para os candidatos.

Durante o processo de inscrição, cada candidato poderá se candidatar para até dois cursos, sendo um em cada instituição, Unicamp e UFSCar.

Isso proporciona aos candidatos uma oportunidade única de escolherem cursos que estejam mais alinhados com seus interesses e objetivos educacionais.

Prova

A data da prova está marcada para o dia 14 de janeiro de 2024. Todas as avaliações serão conduzidas em Língua Portuguesa e consistirão em 50 questões objetivas, bem como uma redação.

O conteúdo das provas será amplamente baseado no currículo do Ensino Médio, permitindo que os candidatos demonstrem seus conhecimentos e habilidades de forma abrangente.

Cronograma do Vestibular

  • Divulgação do edital: 30/10/2023;
  • Período de inscrições: 01 a 30/11/2023 – até às 17h;
  • Locais de prova: 15/12/2023;
  • Prova: 14/01/2024;
  • Resultado: 05/02/1014 às 18h.

A Unicamp e a UFSCar têm o orgulho de oferecer esta oportunidade excepcional para candidatos de etnias indígenas do Brasil que desejam prosseguir seus estudos superiores.

Este processo seletivo unificado proporciona um caminho claro e inclusivo para a conquista do ensino superior e representa um compromisso sólido com a diversidade e a igualdade de oportunidades educacionais.

Os candidatos devem ficar atentos ao prazo de inscrição e aos requisitos detalhados no edital para garantir que estejam devidamente preparados e elegíveis para participar deste processo seletivo único.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *