Cursos GratuitosNoticias

USP: inscrições abertas para cursos gratuitos à distância

A USP (Universidade de São Paulo), que é considerada a melhor instituição de ensino superior de todo o país, está com inscrições abertas para vagas na especialização gratuita com aulas a distância.

O curso em questão tem como objetivo o fornecimento de conhecimentos básicos e atualizados sobre as técnicas de medição, análise, modelagem e previsão referentes ao nível do mar, movimentos da crosta terrestre, nível absoluto do mar, medições de gravimetria absoluta e de geodinâmica, além de medições de GPS (Global Positioning System), dados altimétricos do nível do mar, medições do nível estérico do mar, e a resolução numérica do sistema de equação hidrodinâmica não linear em estuários, áreas oceânicas e costeiras.

Público Alvo do Curso da USP

O público alvo deste curso gratuito da USP são os profissionais de empresas nacionais, formados e pós-graduandos pelo Instituto Oceanográfico, pela Escola Politécnica, pelo Instituto de Física, pelo Instituto Astronômico e Geofísico da USP, pela Faculdade de Engenharia da UNICAMP, pelas universidades federais e particulares, por órgãos do Governo Federal, pela Secretaria de Governos Estaduais, assim como os interessados no GLOSS (Global Observing Sea Level System), que sejam provenientes dos países hablantes das línguas espanhola e portuguesa das Américas e da África.

Publicidade

Curso Gratuito da USP – Como garantir uma vaga

Pré-Requisitos para participar do curso

Graduação nas seguintes áreas:

  • Oceanografia
  • Estatística
  • Matemática
  • Física
  • Meteorologia
  • Geofísica
  • Engenharia
  • Cartografia
  • Áreas correlatas

As inscrições para a próxima turma deste curso gratuito da USP vão até o dia 10 de fevereiro de 2022, de acordo com os seguintes procedimentos que são de caráter obrigatório:

Publicidade
  • Logo ao fim do período de inscrições, se houver mais interessados do que o número de vagas ofertadas, um sorteio de vagas deve ser realizado, conforme a legislação da USP em vigência
  • Sendo realizado o sorteio, serão enviadas mensagens informativas para os sorteados e para os não sorteados
  • Os sorteados ficarão obrigados a fazer o upload da documentação comprobatória dentro do próprio sistema Apolo.

Os documentos que são necessários para fazer a inscrição neste curso gratuito da USP são os seguintes:

  1. Curriculum Vitae (não há um padrão sugerido)
  2. Carta com justificativa circunstanciada do candidato, demonstrando a sua motivação pela realização do curso
  3. O não envio de todos os documentos dentro do prazo estabelecido no edital de inscrições da USP levará a invalidação da inscrição e na consequente perda da vaga pretendida

Procedimentos de Inscrição

Os candidatos interessados no curso gratuito oferecido pela USP podem fazer a inscrição diretamente no sistema Apolo, basta clicar neste link, sem a necessidade prévia de login ou de senha. Basta seguir o menu “acesso público” > “inscrição on line”  > e, logo em seguida, clicar em “fazer inscrição”.

Atenção! Não serão analisadas as inscrições dos candidatos que tenham sido sorteados para realizar o curso, que não tenham realizado os passos que foram explicados logo acima.

Maiores informações sobre os cursos gratuitos da USP serão fornecidas durante todo o ano de 2022, por meio de consultas ao seguinte endereço de e-mail: ccex-io@usp.br.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *