EnemNoticias

Como usar a nota do Enem 2021 para entrar na faculdade? Confira

De acordo com Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021 estará disponível a partir da sexta-feira, do dia 11 de fevereiro de 2022. O Enem 2021 foi aplicado nos dias 21 e 28 de novembro.

A segunda aplicação do exame foi nos dias 9 e 16 de janeiro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nestas datas, foram reaplicadas as provas para os participantes que se inscreveram após nova oportunidade, destinada aos isentos da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020, e para as Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021.

Enem 2021: veja como usar a nota do exame

O exame adquiriu tamanha importância ao ponto de hoje ser obrigatória sua realização para aqueles candidatos que desejam participar do Programa Universidade para Todos (Prouni), o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Publicidade

De forma a se tornar a maior porta de entrada para as universidades públicas e privadas do Brasil e para algumas instituições em Portugal. Com todas essas possibilidades, é importante se informar sobre as opções que a nota da prova oferece. Confira todos os prazos e como usar sua nota do Enem para garantir uma vaga no Ensino Superior.

SISU

Entre os dias 15 a 18 de fevereiro, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre suas inscrições para os candidatos do Enem 2021. Por meio desse programa, as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para os mais variados cursos.  As inscrições poderão ser realizadas pelo site do programa.

Publicidade

O resultado da primeira chamada regular será divulgado dia 22 de fevereiro. Lembrando que essas vagas são referentes ao primeiro semestre do ano. Para quem quiser ingressar em alguma instituição no meio do ano, existe uma nova seleção em junho.

Sisu 2022/1; veja o passo a passo para se inscrever

Inscrições do SISU 2022

SISU é um dos programas mais populares de acesso ao ensino superior no Brasil. Esse é um programa em que as vagas ofertadas são de universidades públicas, onde não há a cobrança de mensalidade para os estudantes.

  • Inscrições: 15 a 18 de fevereiro

Calendário SISU 2022

  • Resultado: 22 de fevereiro
  • Matrícula: 23 a 28 de fevereiro
  • Lista de espera: 22 a 28 de fevereiro (manifestar interesse em participar).

PROUNI

As inscrições para o ProUni já têm data marcada. Estudantes de todo o país poderão começar a se inscrever no dia 22 de fevereiro. O prazo vai até as 23h59 de 25 de fevereiro. A primeira chamada com a relação dos selecionados será divulgada no dia 2 de março. Já a  segunda chamada acontece no dia 21 de março.

Inscrições ProUni 2022

ProUni é outro programa muito popular entre os candidatos a uma vaga no ensino superior. Esse é um programa que oferece bolsas parciais e bolsas integrais para os estudantes. Nesse sentido, as bolsas podem ser de 50% e 100%.

Assim como o SISU 2022, as inscrições do ProUni 2022 também vão ser abertas no mês de fevereiro.

Calendário ProUni 2022

  • Inscrições: 22 a 25 de fevereiro
  • Resultado dos pré-selecionados:
    1ª chamada – 2 de março
    2ª chamada – 21 de março
  • Comprovação das informações da inscrição:
    1ª chamada – 3 a 14 de março
    2ª chamada – 21 a 29 de março
  • Lista de espera:
    4 e 5 de abril (manifestar interesse em participar)
    7 de abril (divulgação dos pré-selecionados em lista de espera)
    8 a 13 de abril (comprovação das informações dos pré-selecionados em lista de espera).

FIES (Fundo de Financiamento Estudantil)

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do MEC para facilitar o ingresso de estudantes no ensino superior por meio do financiamento dos custos da universidade. Além da análise socioeconômica, outro critério para um candidato conseguir financiamento estudantil é ter participado de alguma edição do Enem a partir de 2010. Os estudantes não podem zerar a redação e precisam atingir uma nota mínima de 450 em cada uma das disciplinas específicas. Nesse ano, as inscrições abrem a partir do dia 8 de março e vão até o dia 11. Mais informações pelo site do programa.

Inscrições Fies 2022

FIES é um programa que possibilita o pagamento posterior de uma faculdade, para o momento em que o profissional já estiver inserido no mercado de trabalho.

  • Inscrições: 8 a 11 de março

Diferentemente dos outros dois programas que foram citados anteriormente, as inscrições para o Fies 2022 somente serão abertas no mês de março de 2022.

Calendário do FIES 2022

Neste ano de 2022, o Fies está com a oferta de um total de 110.925 vagas.

  • Resultado dos pré-selecionados em chamada única: 15 de março
  • Complementação da inscrição:
    16 a 18 de março (para pré-selecionados na chamada única)
    16 de março a 28 de abril (de pré-selecionados por meio da lista de espera).

Como fazer a inscrição nos programas?

As inscrições para o SISU, ProUni e Fies devem ser feitas exclusivamente pela internet, diretamente no site do MEC.

No caso do SISU e do ProUni, a nota utilizada é da última edição do Enem. Porém, no caso do Fies, é possível usar a nota do Enem das edições de 2010 até 2021.

NOTA DE CORTE SISU

Clique e se cadastre para receber as notas de corte do SISU de edições anteriores.

QUERO RECEBER AS NOTAS DE CORTE DO SISU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *